Influência regional no cooperativismo é estudada por doutorando da UCDB

19/02/2019 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Marina Romualdo

Volmir Rabaioli defendeu tese em uma das salas de aula do bloco D

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“Influência regional da participação e da sustentabilidade dos cooperados de uma cooperativa de segundo grau” foi o tema da tese defendida pelo doutorando Volmir Rabaioli, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Na sala de defesa do bloco D do campus Tamandaré, o doutorando expôs o estudo que abordou diferenças entre as cooperativas localizadas no estado de Santa Catarina e na cidade de São Gabriel do Oeste (MS). A partir da pesquisa, segundo Volmir, foi possível identificar os pontos que mais se distinguem entre as regiões: o tamanho das propriedades e as formas de produção. Além disso, citou que os agricultores do Sul têm maior envolvimento com as atividades integradas; já no Centro-Oeste, esse fator é menor.

Para finalizar, Volmir ressaltou o desejo de ampliar os estudos na área: “Tenho vontade de expandir a pesquisa para outras cooperativas e regiões do país e gerar uma formação cooperativista na base educacional das pessoas”, relatou o doutorando.

Compuseram a banca avaliadora, o orientador da tese, Dr. Oliver François Vilpoux; os professores da UCDB Dr. Heitor Romero Marques e Dr. Josemar de Campos Maciel; e as docentes convidadas: Dra. Erlaine Binotto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Dra. Patrícia Campeão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias



02/12/2024 - 10:14 - UCDB

Pró-reitor de Administração da UCDB comanda painel de carreiras em encontro de alta performance

Evento foi realizado pela Great People Leadership e Great Place To Work


02/12/2024 - 08:21 - Cultura

Ararazul apresenta o espetáculo Retratos no teatro Aracy Balabanian

Entrada será gratuita, com início às 19h30