II Seminário de Violência, Gênero e Populações Vulneráveis lança livro e propõe debate sobre temas abordados na publicação

16/08/2017 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei e Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Quatro mesas-redondas promoveram discussões sobre violência contra mulher, suicídio, adoção e situação de comunidades desamparadas durante o II Seminário de Violência, Gênero e Populações Vulneráveis realizado nesta terça-feira (15), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Os assuntos abordados durante o seminário foram pautados com base no livro “Violência e Psicologia da Saúde”, lançado na abertura do evento. A obra é composta por 11 artigos científicos escritos por docentes e alunos Católica de várias áreas do conhecimento que atuam no laboratório de pesquisas voltadas para a violência e psicologia da saúde.  Foram as professoras do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Instituição Dra. Evelyn Denise Felix de Oliveira e Dra. Sônia Grubits que reuniram os artigos científicos e propuseram a publicação.

Um dos artigos que compôs o livro foi escrito pela coordenadora do curso de Jornalismo da UCDB, Me. Inara Silva junto com o docente de Publicidade e Propaganda da Instituição Thiago Müller, com o acadêmico Gustavo Suckel Camargo e com a professora Sônia. O tema abordado por eles foi “Suicídio na mídia: incentivo ou prevenção?”. O trabalho foi baseado em bibliografias e em um estudo de caso realizado para mostrar de que forma o assunto é tratado pelos veículos de comunicação e a maneira ideal de expor o suicídio sem incentivar a prática.

“Ter um livro que reúne essas pesquisas é  uma oportunidade da Universidade mostrar os trabalhos desenvolvidos  para a sociedade, já que não é só uma fala, é algo que ganha vida e se materializa por meio da obra. Além do que, é importante ressaltar, que a nossa intenção em expor essas pesquisas não é esgotar uma discussão e, sim, provocar outros debates sobre o tema”, pontuou o professor Thiago.

Durante o evento a pesquisa desenvolvida pelo grupo foi apresentada pela professora Inara em uma mesa redonda, específica sobre suicídio. Como o livro é multidisciplinar outros profissionais, que também publicaram artigos sobre o assunto, participaram da discussão.

A professora Me. Nabiha de Oliveira Maksoud falou sobre “O suicídio e o Direito: aspectos jurídicos”; a doutoranda em Psicologia Alessandra Lumi Ussami expôs o trabalho “Considerações sobre o Suicídio e tentativas de Suicídio em Idosos no Mato Grosso Do Sul”; Jéssica Wunderlich Longo, mestranda em Psicologia, abordou “A relação família e idoso na experiência do luto em casos de suicídio de idosos em Mato Grosso do Sul” e o pedagogo, filósofo, teólogo e mestrando Arilço Chaves Nantes discutiu “Religiosidade/Espiritualidade como um possível fator de ajuda a prevenção contra o suicídio”.

Em outra mesa redonda envolveu as professoras, psicólogas e doutorandas na Universidade Nacional Autónoma do México (Unam) Kátia Regina Bazzano da Silva Rosi, Adriana Rita Sordi e Silvia Mara Pagliuzo Muraki. O trio relatou a experiência adquirida ao desenvolver pesquisas no exterior com populações vulneráveis.

Ainda, no seminário, foram promovidas outras duas mesas redondas . Uma sobre “Violência contra a Mulher” que reuniu a defensora pública Graziele Carra Dias Ocáriz, a professora Me. Nabiha de Oliveira Maksoud e as docentes doutorandas em Psicologia Kátia Regina Bazzano da Silva Rosi,Professora e Adriana Rita Sordi. E a outra sobre “Adoção” que envolveu a juíza da Vara da Infância, Juventude e do Idoso de Campo Grande Dra. Katy Braun do Prado, a psicóloga Naura Clivia Ortiz Bernardo e a assistente social Loara de Moura Paranaíba Borges.