Fronteiras étnico-culturais e da exclusão foi tema principal do VIII Seminário Internacional

27/09/2018 - 12:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

Profissionais convidados debateram em uma das mesas-redondas os estudos étnico-raciais, de gênero e dos povos indígenas

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Com quatro conferências e duas-mesas redondas, além de grupos de discussão e apresentação de trabalhos, o VIII Seminário Internacional realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) trouxe como tema principal “Fronteiras Étnico-Culturais e Fronteiras da Exclusão”. O evento encerrou-se nesta quarta-feira (26) e, desde o início (24), propôs a reflexão e o diálogo entre pesquisadores e representantes de diferentes movimentos sociais do Brasil e também de outros países.

Na última noite do seminário, foi promovida, no anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré, uma conferência sobre “Inter/multiculturalidade e a Descolonização dos Currículos e das Epistemologias”. Abordaram o tema a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Dra Iara Tatiana Bonin e a docente da Católica Dra. Adir Casaro Nascimento.

Já durante o dia, houve a mesa-redonda “Os estudos étnico-raciais, de gênero e dos povos indígenas: Outros currículos e epistemologias”, mediada pelo docente da UCDB Dr. Carlos Naglis Vieira. Participaram do debate a professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) Dra. Mailsa Passos; e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul estiveram presentes o professor Dr. Fernando Seffner e o doutorando Bruno Ferreira.

Na data, Mailsa falou sobre a “história única” — fatos contados por gerações de colonizadores que ignoram o lado colonizado.  “Não significa que a história única seja falsa e irrelevante. Apenas significa que é incompleta. Quero deixar claro que a nossa história, assim como de vários países marcados por povos oprimidos, é caracterizada pela resistência. Um exemplo é o fato de termos o conceito de ‘escola indígena’ e a presença de mais de 70 línguas provenientes deste povo que ainda são faladas — eles não esqueceram de onde vieram, uma grande prova de resistência”, comentou a professora convidada.  

Mais informações sobre o VIII Seminário Internacional podem ser obtidas pela página do evento, basta clicar aqui, ou por meio do número (67) 3312-3584.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias



02/12/2024 - 10:14 - UCDB

Pró-reitor de Administração da UCDB comanda painel de carreiras em encontro de alta performance

Evento foi realizado pela Great People Leadership e Great Place To Work


02/12/2024 - 08:21 - Cultura

Ararazul apresenta o espetáculo Retratos no teatro Aracy Balabanian

Entrada será gratuita, com início às 19h30