Ensino-aprendizagem Kaiowá e Guarani é abordado em dissertação

01/04/2016 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Defesa do mestrando Lídio Cavanha Ramires

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Em mais um dia do Seminário Observatório da Educação Escolar Indígena (OBEDUC/EEI) 2016 realizado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) aconteceu a banca de defesa de dissertação do mestrando Lídio Cavanha Ramires.

O trabalho, intitulado “Processo próprio de ensino-aprendizagem Kaiowá e Guarani na Escola Municipal Indígena Ñandejara pólo da reserva TE’YIKUE: saberes Kaiowá e Guarani, territorialidade e sustentabilidade”, teve como orientador o professor Dr. Heitor Queiroz de Medeiros da UCDB.

A banca de defesa foi composta pelo orientador e pelas professoras Dra. Judite Gonçalves Albuquerque, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), e Dra. Adir Casaro Nascimento, da UCDB. Fez parte também Lídio Sanches, mestre tradicional da Aldeia Te’ýikue.

Dentre os comentários do mestrando sobre sua dissertação, destaca-se: “Olhando nossa cosmovisão, a terra, a territorialidade significa o lugar de onde viemos, o que está em torno de nós mesmos”. Lídio comentou também sobre o papel da dança para a etnia indígena estudada. “A dança é um meio de garantir o movimento corporal, a defesa”, declarou.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3597.