Encarceramento feminino é tema de dissertação de Psicologia da UCDB

24/02/2017 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Nabiha de Oliveira Maksoud defendeu dissertação dia 23

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Nabiha de Oliveira Maksoud, discente do Programa de Pós-graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB),  defendeu nesta quinta-feira (23) sua dissertação com o tema “Encarceramento feminino: aspectos psicossociais, políticas públicas e gênero”. A mestranda foi orientada durante a pesquisa pela docente do programa Dra. Sonia Grubits.

Advogada e docente de Direito Criminal da Católica, Nabiha foi agente penitenciária e a experiência foi o motivo de escolher o tema. “Quis foi trabalhar em todas as vertentes da psicologia jurídica. Como agente, pude ver muitos problemas, mas principalmente  a ausência de direitos femininos. O sistema penitenciário é masculino, e é necessário levar em conta que a mulher tem desigualdades em relação ao homem em quesitos biológicos, sociológicos e sociais”, afirma a mestranda.

Presídio Feminino Irmã Zorzi de Regime Fechado de Campo Grande serviu de fonte para a discente desenvolver sua pesquisa, onde entrevistou cinco detentas. “Apenas 5% das pessoas encarceradas do Brasil são mulheres, e mesmo sendo um número pequeno, elas não devem cair na invisibilidade. É necessário o recorte de gênero pois sem ele não é possível enxergar as peculiaridades femininas”, finaliza a advogada.

Estiveram presentes na banca examinadora a professora Dra. Luciani Coimbra de Carvalho, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e Dra. Luciane Pinho de Almeida e Dra. Rejane Alves de Arruda, ambas da UCDB. Mais informação sobre o Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia ligue (67) 3312-3597.