Doutorando recebe prêmio na Milset Brasil 2014

05/06/2014 - 0:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Coordenação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

MILSET5

PRÊMIO 2º LUGAR - CIENCIAS BIOLÓGICAS

EXPO MILSET BRASIL (Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico – MILSET)
MILSET é um parceiro oficial da UNESCO
 
A pesquisa, do doutorando Edilson Soares da Silveira faz parte de sua tese de doutorado do Programa de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.
O trabalho, devido à premiação, foi CREDENCIADO para ser apresentado na ESI 2015 Expo-sciences international, em Bruxelas, capital da Bélgica.

Período: 19 a 25/07/2015

TÍTULO: Utilização das ondas eletromagnéticas para repelência da praga do bambu

TRABALHOS REALIZADOS

-Repelência do Caruncho através de ondas eletromagnéticas emitidas por roteador wi-fi

-Atratividade em relação à cor

-Influência de ondas eletromagnéticas no crescimento populacional do caruncho

 
EQUIPE
Doutorando Edilson Soares da Silveira
Orientadora: Dra Marney Pascoli Cereda
Coorientadora: Dra Antonia Railda Roel

Estudantes:
Bruno Aristimunha Pinto
Thalita Hellen Nunes Lima
Matheus Segatto

A mesma linha de pesquisa deste trabalho, foi premiado em feirias anteriores:

FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA – FEBRACE 2014
CONCEDIDO PELA ABRIC
1º lugar – Destaque em incentivo a tecnologia e a ciência

CONCEDIDO PELA ABRITEC
4º lugar – Excelência em iniciação científica - Categoria ciências biológicas

caruncho-dinoderus-minutus

O ataque do caruncho ao bambu seco destrói os tecidos internos do colmo, inutilizando-o. Dentre as variedades de bambu encontradas no Brasil, a Bambusa vulgaris foi selecionada para esta pesquisa por ser uma das espécies mais atacadas. Com isso, o objetivo era avaliar a influência de ondas eletromagnéticas emitidas por um roteador, no comportamento, na repelência, e no ciclo de reprodução do Dinoderus minutus, principal praga do bambu. Com a finalidade de testar faixas de frequência específicas no comportamento, o primeiro ensaio verificou a atratividade do caruncho em acrílicos (azul, amarelo, branco, preto e transparente) com toletes de bambu. Liberou-se 110 carunchos no centro da arena, e após 12 horas, retirados para determinar o número de atraídos por cada cor. Para a repelência, utilizou-se dois tratamentos (roteador desligado e ligado), sendo três repetições com intervalos de 12 horas cada, em período de escotofase. Na influência da presença das ondas no ciclo de reprodução do caruncho, utilizou-se duas câmaras climatizadas, contendo a variável de um roteador em funcionamento. Após 60 dias, houve a contagem do número total de insetos para determinar o crescimento populacional em cada situação. Todos os experimentos apresentaram resultados com diferenças significativas de 1% pelo teste de Tukey. Os acrílicos na cor branca atraíram um maior número de indivíduos; a média de repelência do roteador instalado na arena foi de 92,66%; a queda no crescimento populacional foi de 551,7%. Assim, concluiu-se que a utilização das ondas eletromagnéticas pode ser eficiente nos três aspectos analisados.