Doutorando recebe prêmio destaque por incentivo a tecnologia e a ciência

03/04/2014 - 0:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Coordenação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

caruncho-dinoderus-minutus
 
No Dia 21 de março de 2014 na FEIRA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS E ENGENHARIA – FEBRACE 2014 o Doutorando Edilson Soares da Silveira do Programa de Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária junto de Bruno Aristimunha Pinto, Matheus Segatto e Thalita Hellen Nunes Lima receberam o prêmio destaque:
 
CONCEDIDO PELA ABRIC
1º lugar – Destaque em incentivo a tecnologia e a ciência
 
CONCEDIDO PELA ABRITEC
4º lugar – Excelência em iniciação científica - Categoria ciências biológicas
 
TEMA:
Utilização de onda eletromagnética Wi-Fi para repelência do caruncho "Dinoderus minutus"
 
Orientadores:
Dra Antonia Railda Roel
Dra Marney Pascolli Cereda

      O uso do Bambu Bambusa vulgaris tem grande potencial em diversas atividades humanas, por sua resistência e flexibilidade. O grande problema deste uso decorre da elevada concentração de amido em seu colmo, que atrai o inseto "Dinoderus minutus", popularmente conhecido como “caruncho do bambu”, que o inutiliza, causando grandes danos econômicos. Segundo estimativas, a praga destrói cerca de 40% das plantações que ataca.

       De acordo com a literatura, o inseto possui maior atividade em escotofase (ausência de luz), sendo assim, surgisse a hipótese de que outras frequências, além das luminosas, poderiam afetar o seu comportamento. O primeiro experimento foi constituído de dois tratamentos com três repetições cada, nos quais foram utilizados quatros taliscas secas de bambu. No primeiro tratamento, utilizamos um roteador ligado emitindo a frequência de 2,40 a 2,48GHz e no segundo desligado (figura C). Em cada uma das repetições, foram liberados 100 carunchos adultos no centro de uma arena. Para determinar a repelência foram retirados das taliscas os insetos atraídos e, desta forma, subtraindo-se do total, chegamos ao número de repelidos.

      O segundo experimento foi realizado em duas estufas, usando o roteador como variável. Foram utilizados 3 recipientes de vidro, com taliscas secas, contendo 20 carunchos cada. A temperatura e a umidade foram controladas e, após 60 dias, houve a contagem do número de insetos para determinar o crescimento populacional.
      Concluiu-se que a utilização de ondas eletromagnéticas emitidas por roteador é um meio viável para repelência deste inseto. A frequência de 2,40 a 2,48 GHz, além de determinar a repelência do inseto "Dinoderus minutus", diminuiu a taxa de reprodução significativamente, podendo assim ser uma alternativa entre os repelentes conhecidos.