Doutorando em Ciências Ambientais defendeu tese nesta quarta-feira

08/12/2016 - 17:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Eduardo Souza Leal, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu na tarde desta quarta-feira (7), a tese desenvolvida durante o curso.

Pesquisa abordou o tema ‘Potencial do uso de subprodutos resultantes da produção de biodiesel na alimentação de bovinos de corte’. A orientação foi do professor Dr. Luis Carlos Vinhas Ítavo e a coorientação do professor Dr. Alexandre Menezes Dias.

Eduardo é formado em Zootecnia, tem mestrado em Biotecnologia e procurou reunir na tese de doutorado tudo o que aprendeu durante esses anos de estudo. “Existe uma demanda muito grande por novos bicombustíveis e em minha pesquisa, substitui a soja pelo crambe (grão pouco conhecido no país) e o milho pela glicerina. A soja e o milho são grãos presentes na mesa do brasileiro, mas o crambe não, ele é tóxico para o ser humano, e usá-lo no combustível é algo interessante, pois ele não tem outra utilização além de servir de alimento para o gado. O mesmo acontece com a glicerina, ela é pouco utilizada e tem um baixo custo”, explicou o doutorando durante a defesa.

A banca examinadora foi constituída pelos professores da UCDB Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho e Dr. Rodrigo Gonçalves Mateus, pela professora da Universidade Federal do Mato Grosso do sul (UFMS) Dra. Andréa Roberto Duarte Lopes Souza, e pelo professor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) Dr. Rafael Henrique de Tonissi Buschinelli de Goes. Mais informações sobre o Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3702.