01/09/2017 - 13:00 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Bruna Meneghel
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
Durante a tarde de quinta-feira (31) o pesquisador Jacir Alfonso Zanatta defendeu no programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) a tese sobre “Sandor Ferenczi: O primeiro psicanalista”.
Ele buscou aprofundar conhecimentos sobre a psicanalise, com objetivo de comprovar que o primeiro psicanalista é o húngaro Sandor Ferenczi. Parte-se do pressuposto de que Freud é o pai da psicanálise, e Ferenczi foi o primeiro a fazer depois de Freud, o que Freud fez, ou seja, exercer suas experiências e conhecimento dentro de clínica para criar uma teoria.
“Durante este processo de criação ele levou a sensibilidade e o afeto para dentro da clínica, ao que tudo indica ajudou a criar a base do Instituto Psicanalista (IPA), foi o primeiro professor de uma Universidade criada na Hungria a levar conhecimentos sobre o assunto, são estes diversos fatores que incidem este pensamento”, destaca o professor Jacir Alfonso Zanatta.
Durante dois anos e meio o pesquisador Jacir Zanatta, em parceria com o orientador Dr. Márcio Luís Costa, desenvolveram a pesquisa. Para o desenvolver o tema foram lidas diversas obras do autor Ferenczi, e outros estudiosos. Para compor a mesa da banca estavam a professora Dra. Angela Elizabeth Lapa Coêlho (Unipê); professora Dra. Liliana Andolpho M. Guimarães (UCDB); professor Dr. Rodrigo Lopes Miranda (UCDB); e a professora Dra. Maria Tereza da Silveira Pereira (UFRJ), que não pode comparecer mas mandou seu parecer.
Texto sob revisão de Gilmar Hernandes.
Evento foi realizado pela Great People Leadership e Great Place To Work