Doutorando da UCDB estuda a sustentabilidade aplicada às empresas e aos índices da bolsa de valores

06/04/2018 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Brenda Oliveira

Benedito Albuquerque da Silva defendeu tese em uma das salas de aula do bloco D, no campus Tamandaré

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

“O IPAT-e como Indicador de Sustentabilidade Ambiental aplicado às Empresas componentes dos Índices de Sustentabilidade da BM&FBovespa, Brasil” foi o tema abordado pelo doutorando Benedito Albuquerque da Silva na tese desenvolvida por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

Durante a defesa do trabalho, realizada nesta quinta-feira (5), o doutorando traçou um panorama conceitual relacionado à sustentabilidade empresarial a partir de indicadores e medidas métricas, e também falou a respeito da criação dos índices de sustentabilidade pelas bolsas de valores.

“Nesta pesquisa desenvolvemos uma variante, dentre o período de 2010 a 2015, da equação IPAT, denominada de IPAT-e, o qual seguido da realização de adequações a formulação, se busca a sua aplicação no ambiente empresarial, avaliando também em uma serie temporal, a evolução do grau de sustentabilidade das empresas componentes do índice de Sustentabilidade da BM&FBovespa”, pontuou Benedito.

A defesa foi realizada no bloco D do campus Tamandaré e a banca examinadora foi composta pelo orientador do trabalho, professor Dr. Reginaldo Brito da Costa e também por outros três docentes da UCDB: Dr. Michel Ângelo Constantino de Oliveira, Dra. Paula Martin de Moraes e a Dra. Grasiela Edith de Oliveira Porfírio. Além desses profissionais avaliaram o trabalho o Dr. Alexander Bruno Pegorare do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em Mato Grosso do Sul (IBGE/MS) e o Dr. George Henrique de Moura Cunha da Universidade Católica de Brasília (UCB).

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.