Doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade tem últimos dias de inscrições

01/07/2014 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O curso de doutorado em Biotecnologia e Biodiversidade da Rede Pró-Centro-Oeste está com inscrições abertas para novos alunos até o dia 12 de julho. Os interessados devem se inscrever no site http://redeprocentrooeste.org.br, preencher o formulário e anexar documento com o projeto de tese, curriculum vitae (modelo Lattes), entre outros, conforme edital.

Dez instituições da região Centro-Oeste fazem parte da Rede: Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília (UCB), Universidade Federal de Goiás (UFG), Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGoiano), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

No total, são 60 vagas disponíveis, sendo 13 para o Distrito Federal, 17 para Goiás, dez para Mato Grosso e 20 para Mato Grosso do Sul, distribuídas conforme o número de orientadores credenciados. Da UCDB, são orientadores os professores Dra. Antônia Railda Roel, Dra. Cacilda Borges do Valle, Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho, Dr. Luís Carlos Vinhas Ítavo, Dra. Marney Pascoli Cereda e Dra. Susana Elisa Moreno.

São três linhas de pesquisa do curso de Doutorado: Ciência, tecnologia e inovação para sustentabilidade da região Centro-Oeste; Bioeconomia e conservação dos recursos naturais; e Desenvolvimento de produtos, processos e serviços biotecnológicos.

O processo seletivo prevê quatro etapas. A primeira é a avaliação do projeto de tese (peso 3), seguida do exame de suficiência em inglês (peso 2), exame oral (peso 2) e, por fim, a análise do currículo (peso 3). O resultado final, conforme o edital,  deve ser divulgado no dia 28 de julho, com inscrições de 6 a 8 de agosto.

De acordo com informações da Rede Pró-Centro-Oeste, as disciplinas são semestrais, no formato de módulos condensados. “Embora as disciplinas sejam ministradas na modalidade presencial, o recurso de videoconferência poderá ser utilizado quando necessário. Os alunos poderão cursar disciplinas em quaisquer IES que fizerem parte da Rede Pró-Centro-Oeste, sendo que a Coordenação Geral do Programa ficará responsável pelos recursos necessários para custear tais intercâmbios”, descreve o site da Rede.

Ressaltam, ainda, que o objetivo é formar doutores aptos a desempenharem atividades de inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, tais como a geração de novos produtos, planejamento, controle de processos biológicos, assessoria, regulamentação e fiscalização, ou qualquer outra atividade em que a biotecnologia e o conhecimento sobre a biodiversidade desempenham papéis imprescindíveis.