Doutora formada pela UCDB busca estimar peso de bovinos por meio de imagens

29/07/2020 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

No levantamento a campo, Vanessa Aparecida de Moraes Weber utilizou drone para a captação de imagens de bovinos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Para o pecuarista acompanhar o peso de cada animal é uma forma de garantir um manejo eficiente, nutrição adequada e sanidade do rebanho, porém, nem todas as propriedades brasileiras têm condições econômicas para a aquisição de uma balança. Também há outra situação: os equipamentos existentes exigem a contenção do animal para a aferição do peso, o deslocamento do rebanho para o local de pesagem e mão de obra. Ao perceber esse cenário, Vanessa Aparecida de Moraes Weber buscou identificar uma maneira de estimar o peso dos bovinos por meio de imagens.

Com o título “Estimativa de massa corporal de bovinos apoiada por visão computacional”, o estudo foi feito pela pesquisadora por meio do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e apresentado, nessa terça-feira (28), à banca avaliadora. Além do orientador da tese Dr. Hemerson Pistori e do coorientador Dr. Rodrigo da Costa Gomes, participaram da videoconferência o professor da UCDB Dr. Rodrigo Gonçalves Mateus, o docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Anderson Viçoso de Araújo, e os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte Dr. Camilo Carromeu e Dr. Gelson Luís Dias Feijó.

De acordo com Vanessa, considerar a possibilidade de utilizar imagens para estimar o peso dos bovinos veio ao identificar os avanços da visão computacional, inteligência artificial e aprendizado de máquina, já que essas áreas desenvolvem técnicas que permitem analisar as imagens, processá-las e gerar dados. “Construímos experimentos científicos para correlacionar medidas extraídas do corpo dos bovinos com medidas extraídas das imagens deles e implementamos técnicas de visão computacional para adquirir automaticamente as medidas que melhor explicam o peso de bovinos. De posse desses dados, treinamos e testamos algoritmos estatísticos, de aprendizado de máquina e profundo, para predizer o peso. Incluímos nesses experimentos bovinos de produção de leite da raça Girolando da Fazenda Escola da UCDB e de bovinos de corte da raça Nelore de uma parceria com a Embrapa Gado de Corte”, esclareceu Vanessa.

Segundo a pesquisadora, o estudo envolveu conhecimentos multidisciplinares e muitas parcerias e apoio, como o do Inovisão — grupo de pesquisa da UCDB de desenvolvimento e inovação em visão computacional. As informações obtidas a partir do trabalho, de acordo com Vanessa, podem auxiliar futuramente em novas pesquisas. “O estudo resultou em artigos científicos e em um banco de imagens que pode ser utilizado para experimentos de outras técnicas, além do desenvolvimento de software voltado para aplicações de métodos científicos que pode subsidiar o estudo de ferramentas que promovam precisão no manejo de bovinos e de outros animais de interesse da pecuária, como ovelhas e peixes, por exemplo. Por se tratar de um método não invasivo, certamente reduzirá o estresse dos animais e vai contribuir para o bem-estar deles. Desse modo, a atividade da pecuária se torna mais eficiente e mais sustentável”, pontuou a pesquisadora. 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna