Docentes e mestrandos do Erasmus Mundus fazem visitas técnicas na África do Sul

23/07/2019 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Mestrandos em Desenvolvimento Territorial Sustentável (STeDe) Erasmus Mundus, que estão participando em Joanesburgo (África do Sul) da edição 2019 do Winter School, visitaram parques neste fim de semana. O Winter School vai até o próximo sábado (27).

Com sol, céu limpo e sem chuva, mas com temperatura térmica variando entre 1º a 18º eles visitaram dois parques no sábado (20). “O primeiro local foi uma mina de exploração de ouro, que agora é área de preservação e educação ambiental. O segundo é um parque central, onde fica também o Jardim Zoológico”, descreveu a professora Dolores Coutinho. Ela e a professora Cleonice Le Bourlegat, coordenadora do programa na UCDB, participam do evento.

No domingo (21), a visita foi ao Instituto Nacional de Biodiversidade da África do Sul, o Jardim Botânico. “Encontramos muita similaridade com plantas brasileiras, mas anos luz na nossa frente em matéria de preservação”, destacou a professora. Os estudantes se dividiram e aproveitaram para entrevistar usuários do local.

Ontem (22), a visita ocorreu ao Banco de Desenvolvimento da África do Sul, em Midrand. Nesta terça-feira (23), eles vão visitar um local de desenvolvimento sustentável com a produção de energia, em Rosherville/ Joburg.

No ano passado (2018), o primeiro Winter School foi organizado pela UCDB, sendo realizado em cinco cidades de Mato Grosso do Sul, com o tema “Desafios na Agricultura e Turismo”. (Confira também um programa especial sobre o Winter School Brasil 2018).

Erasmus Mundus

O foco do programa é o desenvolvimento sustentável em todos os seus aspectos (sociais, econômicos e ambientais) em diferentes regiões geográficas, apresentando aos mestrandos à visão, abordagem e experiências de desenvolvimento sustentável da África do Sul. Com o tema é "O Caminho da África do Sul para o Desenvolvimento Sustentável" eles serão apresentados a várias iniciativas de desenvolvimento sustentável em diferentes esferas (locais versus nacionais) em diferentes regiões geográficas daquele país.

O programa Erasmus Mundus é composto por seis universidades: na África, Europa e América do Sul (Universidade Católica Dom Bosco, Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, Universitá degli studi di Padova in Italy, Katholieke Universiteit Leuven na Bélgica, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne na França, Université Joseph Ki Zerbo de Ouagadougou em Burkina Faso). A coordenação geral do programa é da professora Dra. Marina Bertoncin, da Università degli Studi di Padova, na Itália, e a coordenação local é do o Departamento de Geografia, Gestão Ambiental e Estudos de Energia (GEMES) da Universidade de Johannesburg, sob a responsabilidade do diretor local do STeDe, Dr. Kowiyou Yessoufou.

Programação

Dia 24/07

Visita ao bairro Negro de Soweto conhecer a história, cultura e população local (proporcionadas como atividades educativas do turismo responsável local);

Dia 25/07

Visita a Sandton, em Joanesburgo, para fazer contato com o Conselho das Construções Verdes (cidades do amanhã)

Dia 26/07

Workshop nas universidades com várias instituições, para abordar a questão do abastecimento sustentável de água e produção agrícola em assentamentos informais

Dia 27/07

Retorno ao bairro de Soweto, para vivenciar o turismo sustentável por meio do tucano tua, para conhecer projetos de jardinagem e parques comunitários

 

LEIA MAIS:

Docentes da UCDB estão na África do Sul para participarem do Winter School 2019