Docentes da Universidade de Pádua ministram palestra na UCDB

03/09/2015 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Professores de Pádua visitam UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Por intermédio do Programa de Mestrado Internacional Erasmus Mundus, os professores de Demografia, Estatística Social, Relações Públicas e outras disciplinas da Universidade de Pádua (Itália) Dra. Maria Castiglioni e Dr. Gianpiero Dalla-Zuanna visitaram a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

O professor Gianpiero afirmou que o objetivo de sua apresentação foi apresentar aspectos da mudança demográfica: "A ideia foi apresentar a diferença entre as mudanças demográficas em países ricos e pobres, com enfoque no Brasil. O mais importante resultado dessa comparação é que a população de países baixos cresceu em um ritmo muito forte, por exemplo: a população do Brasil cresceu de 50 milhões para 200 milhões de 1950 a 2015”.

O segundo importante item de palestra para o professor foi a velocidade assustadora de mudança demográfica do Brasil: "O segundo importante resultado relativo ao Brasil é de que a mudança demográfica tem uma velocidade assustadora. Por exemplo, o número de crianças por mulher caiu de seis para duas de 1960 a 2010. Finalmente, nos anos futuros a população brasileira irá envelhecer muito rapidamente. Então, é muito importante trocar as políticas de envelhecimento porque em um futuro próximo os milhões de brasileiros agora na idade de trabalhar estarão entrando na idade de serem pensionistas".

Já a professora Dra. Maria Castiglioni afirmou que os objetivos de sua palestra foram tanto de conhecer seus colegas do Erasmus Mundus quanto ajudar os alunos do Desenvolvimento Local da UCDB: "Leciono no mestrado Erasmus Mundus, e essa é a oportunidade de conhecer os colegas do mesmo programa. O conteúdo de meu seminário foi sobre os cursos que leciono no mestrado na Itália. O que vim para fazer é compartilhar um conhecimento das disciplinas quais eu estudo".

Sobre seus cursos, a docente italiana afirmou: "Em meus cursos de introdução à estatística e no seminário eu falei sobre o papel das estatísticas nos programas de desenvolvimento. Embora não seja um seminário técnico com fórmulas ou números, serviu para destacar a importância da estatística para conhecer o contexto, os problemas da mesma e dividir essa informação com outros autores".

UCDB

"A Universidade é muito bem estruturada e tanto a graduação quanto o programa de mestrado preenchem bem a demanda da sociedade Campo-Grandense e brasileira. Entretanto, eu penso que alguns programas e disciplinas deveriam ser lecionados em inglês, principalmente no programa de mestrado. De fato, o apesar de o Brasil ser um grande país, ele precisa ser aberto para o contato com o mundo ao redor. Além do mais, o inglês pode ser uma vantagem adicional para pessoas jovens no Brasil e no mundo globalizado", foi a opinião do professor Dr. Gianpiero acerca da estrutura, infraestrutura e comunidade acadêmica da Católica.

Dra. Maria comentou: O ambiente é muito acolhedor para os pesquisadores e para os estudantes. Aprecio o alto nível dos cursos e das pesquisas, por exemplo: os programas de mestrado e doutorado. Também, há uma característica que não encontramos na Itália: A relação com a comunidade. As atividades aqui são abertas à comunidade local, e a Itália é diferente nessa questão".

A professora Dra. Maria Castiglioni veio para a UCDB com o intuito de apresentar palestras e participar de bancas de defesa de três dissertações escritas por estudantes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável - Erasmus Mundus. No mês de agosto, Maria apresentou a palestra “Como medir os impactos do Desenvolvimento Local” para os alunos do mestrado em Desenvolvimento Local.

O professor Dr. Gianpiero realizou palestra na Católica no dia 1º de setembro, intitulada “Coorte[1]e substituição e homeostase na população mundial (1950-2100)”. Gianpiero leciona pós-graduação em Ciência Política, Relações Internacionais, Direitos Humanos, Política Internacional e Diplomacia. Algumas de suas obras são “Comportamento Conjugal e Reprodutivo na Itália e em Outros Países Ricos”, e “A História da População Italiana e do Veneto”.