Docente da UCDB conquista prêmio máximo da Entomologia mundial

17/09/2024 - 7:13 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A professora Fatima Grossi, do Programa de Pós-Graduação mestrado e doutorado em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), que também é pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (DF), conquistou no dia 25 de agosto, em Kyoto (Japão), o prêmio máximo da entomologia mundial: o Certificado de Distinção pelo Conselho do Congresso Internacional de Entomologia.

O trabalho da pesquisadora envolve estratégias de controle de insetos praga, com particular ênfase nos ativos biotecnológicos e suas aplicações no desenvolvimento de produtos para o agronegócio.“A premiação é um grande estímulo para nós, pesquisadores, que atuamos com entusiasmo e determinação, seguindo nosso coração e nossa visão acadêmica e cientifica, muitas vezes nos arriscando a investigar áreas novas, emergentes e de demanda do país e dos setores diretamente ligados às nossas pesquisas. Estou orgulhosa do que venho realizando e alcançando com o trabalho em andamento”, destacou Fatima, que também é professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade de Brasília (UnB).  

Fátima é líder de pesquisa no desenvolvimento de estratégias de controle de pragas, utilizando tecnologias de engenharia genética avançadas, incluindo RNA de interferência (RNAi) e edição de genoma, para tornar plantas de interesse resistentes a pragas. 

A pesquisadora vem desenvolvendo as primeiras plantas transgênicas de algodão resistentes ao bicudo do algodoeiro, que será fundamental para a setor produtivo e a indústria brasileira do algodão. Ao mesmo tempo, tem desenvolvido culturas de soja e algodão geneticamente modificadas resistentes a lagartas, bem como culturas de soja resistentes aos nematoides das galhas, Meloidogyne spp.

A entrega foi feita durante o XXVII International Congress of Entomology (ICE 2024). O prêmio é concedido apenas uma vez a cada quatro anos a pessoas ou grupos que tenham destacada contribuição para o avanço do conhecimento em entomologia, além de um impacto importante nos setores produtivo/industrial, assim como na sociedade.