Diversidade genética da bactéria causadora de infecção é estudada por mestranda da UCDB

27/08/2018 - 13:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Brenda Oliveira

Bárbara Ortiz Mendes defendeu dissertação em uma das salas de aula do bloco D, no campus Tamandaré

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, na tarde desta sexta-feira (24), no bloco D da Católica, a banca de defesa da dissertação da mestranda Bárbara Ortiz Mendes, que discorreu sobre “Caracterização da Diversidade Genética de Mycobacterium bovis no estado do Rio Grande do Sul”.

Bárbara desenvolveu uma investigação em relação a diversidade genética de cepas de Mycobacterium bovis —bactéria responsável pela transmissão da tuberculose entre bovinos e em menor grau a outros mamíferos, inclusive ao homem. Orientada pelo professor Dr. Flávio Ribeiro de Araújo, o material analisado foi isolado a partir de tecidos de bovinos do Rio Grande do Sul, por meio da técnica espoligotipagem.

Participaram da banca avaliativa, além do orientador da dissertação, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, o professor Dr. Martín Jose Zumárraga, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) da Argentina, e a suplente Dra. Lenita Ramires dos Santos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Para obter mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, entre em contato por meio do número (67) 3312-3768.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.