Dissertação sobre efeito anti-inflamatório em camundongos é apresentada na UCDB

03/09/2018 - 9:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Michele Moraes

mestranda Adriana Galvão Sabioni Ribas durante a defesa da dissertação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

A mestranda Adriana Galvão Sabioni Ribas, do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), defendeu, na quinta-feira (30), a dissertação “Efeito anti-inflamatório, analgésico e anti-genotóxico da extrato hidroalcoólico de Solanum melongena em camundongos”. O trabalho foi orientado pela professora Dra. Susana Elisa Moreno e avaliado pelos professores Dra. Jannaina Velasques da Costa e Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.

A mestranda procurou identificar se o extrato que foi tirado da berinjela teria algum efeito sobre os mecanismos de defesa dos camundongos, fazendo vários protocolos e testes induzindo esses animais a sofrerem um processo de inflamação, de dor e formação de micronúcleos que está ligada à mutagênese.

O extrato de Solanum Melongena, que é a berinjela, demonstrou uma atividade positiva para todos os teste, emitindo a diminuição e a inibição de inflamação pra migração de neutrófilos em cerca de 70%, no caso do edema de pata em 80%, houve uma diminuição significativa no da sensibilização à dor nos dois testes, tanto de contorção abdominal quanto o teste de formalina, e uma redução de até 90% na formação de micronúcleos eritrócitos dos camundongos.

A berijela, foi escolhida porque ela já tem o fama popular de que ela atua contra o alto colesterol, mas a respeito de infecções e todas as investigações que foram feitas na dissertação, se tinha muito pouco sobre solanum melongena.

A banca examinadora foi composta por, além da professora Dra. Susana Elisa Moreno, pelas professoras Dra. Maria Claudia da Silva da UCDB e Dra. Aline Regina Hellmann Carollo da UFMS.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes