Dissertação de mestrado em Biotecnologia é apresentada na UCDB

18/12/2015 - 13:01 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Mariana Ostemberg

Mestranda Lígia Aurélio Bezerra Maranhão Mendonça apresentando a dissertação

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Foi realizada na quinta-feira (17) a defesa de dissertação da mestranda Lígia Aurélio Bezerra Maranhão Mendonça, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biotecnologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com o tema ‘Atividade Antiproliferativa de Extratos Etanólicos e Frações de Plantas do Cerrado Brasileiro em Linhagens Tumorais’.

A pesquisa tem o objetivo de avaliar a atividade antiproliferativa de plantas utilizadas na medicina tradicional sul-mato-grossense em linhagens tumorais. “A busca por novas alternativas de tratamento tendo em vista o grande desafio que é o câncer como doença, me atraiu para pesquisar mais sobre o assunto”, ressaltou Lígia.

A mestranda iniciou os estudos com uma pesquisa sobre as plantas mais utilizadas na região, depois de selecionadas, estudou a parte química, os componentes e as substâncias. Durante a pesquisa, a maior dificuldade foi o tempo. “É um trabalho minucioso, não foi de uma hora para outra que se constituiu o resultado”, comentou.

Por fim, Lígia enfatizou que trabalhar com o tema foi algo gratificante pelas novas descobertas. “Gostei muito de trabalhar com esta linha de pesquisa, pois mostra que muitas plantas de uso comum, como, por exemplo, as usadas para chá, podem mostrar um efeito positivo na antiproliferação dos tumores”.

A dissertação foi orientada pelo professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho. Fizeram parte da banca examinadora o professor Dr. Artur Campos Dália Maia (UCDB) e professora Dra. Rosemary Matias, da Uniderp.

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), UCDB, Uniderp e Universidade Federal de Mato Grasso do Sul (UFMS) apoiaram a pesquisa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67)3312-3768.