Dissertação de mestrado aborda educação da criança até três anos

17/12/2015 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Iraildes Sales após defesa da dissertação de mestrado

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizou na quinta-feira (10) a banca de defesa de dissertação da mestranda, Iraildes Sales dos Santos Delmondes, com o tema "A educação da criança de 0 a 3 anos – um olhar para a prática docente".

“Busquei identificar as principais práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras e ainda os saberes que constituem a profissionalidade. Além de conhecer os desafios enfrentados e desenvolvidos em busca de um atendimento adequado às crianças que se encontram no centro de educação infantil”, explicou.

A pesquisadora reforça ainda que a prática pedagógica se constitui no aspecto fundamental do cotidiano das crianças na escola, englobando as rotinas e atividades que compõem o seu dia a dia. “Em nossa análise ficou evidente que a rotina está presente como elemento organizador da prática pedagógica, mas, geralmente, essa rotina é flexível, cabendo às professoras organizarem o tempo e o espaço, planejando ações pedagógicas que possam despertar na criança o interesse e a curiosidade, assim como, propor atividades inovadoras e desafiadoras à aprendizagem infantil”, destacou.

Iraildes Sales conta que os desafios existiam e iam surgindo durante a execução da pesquisa, porém tudo foi transformando-se em estímulos para mais estudos e reflexões.  “E o encantamento com o tema permite que qualquer desafio seja superado”, finaliza.

A dissertação foi orientada pela professora Dra. Marta Regina Brostolin. Fizeram parte da banca examinadora as professoras Dra. Jucimara Silva Rojas, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Dra. Flavinês Rebolo (UCDB) e Dra. Celeida Maria Costa de Souza e Silva (UCDB). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3584.