Cotidiano de pacientes renais crônicos é analisado por mestranda em Psicologia da UCDB

30/08/2017 - 16:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Ellen Prudente

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Selma Lúcia da Costa Xavier, discente do Programa de Pós Graduação em Psicologia — Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), orientada pela professora Dra. Luciane Pinho de Almeida, defendeu na tarde de hoje (30), a dissertação de tema “Insuficiência renal crônica: um estudo sobre afetividades e cotidiano de pacientes renais crônicos em hemodiálise”.

Como possui 9 anos de experiência por atuar como psicóloga em uma clínica de hemodiálise, Selma estudou o cotidiano e a condição de 10 pacientes renais. “Essas pessoas se encontram extremamente afetadas, desenvolvem ansiedade, depressão, têm tendência ao suicídio, dificuldade para conseguir emprego”, enfatizou a mestranda.

Segundo Selma a população de pacientes renais crônicos é um fenômeno muito crescente. “Problemas renais são consequências de doenças silenciosas como hipertensão, diabetes e obesidade. E outro problema que essas pessoas enfrentam é a falta de publicidade de doação de órgãos”, finalizou.

Os examinadores da dissertação de Selma foram os professores da UCDB Dr. André Algusto Borges Varella e Dra. Anita Guazzelli Bernardes, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) participou o Dr. Carlos Roberto de Castro e Silva. Mais informações a respeito do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Católica entre em contato pelo número (67) 3312-3605.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.