Contrato de seguro e a lacuna de proteção securitária é tema de dissertação na UCDB

19/11/2021 - 8:04 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu mestrado e doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou na quinta-feira (18), por videoconferência, a banca de defesa de dissertação do mestrando João Vitor Alves dos Santos Carneiro com o tema “O contrato de seguro e a lacuna de proteção securitária: Educação, política pública e desenvolvimento local”, sob a orientação do professor Dr. Heitor Romero Marques e coorientação do professor Dr. Pedro Pereira Borges.

A pesquisa  trata da questão securitária no Brasil, a relação entre o mercado de seguros, Estado e população brasileira, elegendo-se como objeto de estudo o contrato de seguros, a baixa aderência a essa ferramenta de proteção pelos brasileiros e a política pública nomeada Estratégia Nacional de Educação Financeira. “Foram eleitos como objetivos: compreender o instituto jurídico do contrato de seguro, a atividade securitária, sua origem e evolução histórica, jurídica e econômica até os dias atuais; compreender a estratégia nacional de educação financeira, seus atores/agentes e suas ações, analisando se realmente se justifica a união entre mercado financeiro e Estado para a implementação de uma política que visa incutir a cultura de contratação de seguro no brasileiro; e identificar os possíveis motivos pelos quais o Brasil está abaixo dos índices globais de contratação de seguros, bem como se a política pública analisada é capaz de auxiliar na resolução deste problema”, explica o mestrando. 

Ele ressalta ainda alguns pontos para minimizar os baixos índices de aderência do brasileiro ao contrato de seguro. “A forma mais eficaz de diminuir a lacuna de proteção securitária é a adequação do contrato de seguro ao solo brasileiro, às características da população, promovendo produtos que façam sentido para as pessoas que aqui vivem, tornando-as passíveis de serem contratados e manejados em acordo com nossas necessidades e traços socioculturais. Só assim haverá aumento da base segurada e emancipação securitária do povo brasileiro”, finaliza. 

Além do orientador, a banca foi composta por Dra. Arlinda Cantero Dorsa, Dr. Joe Graeff Filho (Unigran). Mais informações sobre o programa de pós-graduação pelo telefone (67) 3312-3612.