Congresso de Psicologia Organizacional e do Trabalho acontece até sexta-feira

09/04/2014 - 15:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

Com a participação de mais de 600 pessoas, o VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho (CBPO&T), que será realizado até sexta-feira (11), em Bonito, debate assuntos relevantes para o trabalhador, as organizações e para a sociedade. O evento é realizado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT), e tem a participação de pesquisadores e profissionais do Brasil, Estados Unidos, Chile, Uruguai, Angola, Espanha, Portugal e Colômbia.

A abertura oficial do evento foi realizada na noite de ontem (8), no Centro de Convenções de Bonito, com a presença da presidente do comitê organizador, Liliana Guimarães (UCDB) e da coordenadora do curso de Psicologia da Católica, Eveli Freire Vasconcelos, da presidente do SBPOT, Elaine Rabelo Neiva, do presidente do TRT-MS, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, da representante do Conselho Federal de Psicologia, Inara Leão, da vice-presidente do Conselho Regional de Psicologia, Beatriz Xavier Flandolli, do diretor da UFMS, Noslim de Paula, do superintendente do IEL, Bergson Amarilla e da presidente do comitê científico do congresso, Livia de Oliveira Borges.

Durante o evento, serão abordados temas como técnicas de gestão e bem-estar emocional do trabalhador. “Tem-se registrado um aumento expressivo de afastamento do trabalho ou mesmo do presenteísmo, quando a pessoa está no local de trabalho, mas não produz por motivos variados. Então, as empresas têm percebido que o trabalhador saudável não dá prejuízo e, para que isso aconteça, é importante garantir o seu bem-estar emocional e sua qualidade de vida”, destacou Liliana Guimarães.

Elaine Rabelo, que é docente da UnB, afirmou a importância de realizar o congresso em Estados diversos dos grandes centros. “A associação tem dez anos e está na fase de expansão e a escolha de Bonito, em Mato Grosso do Sul, foi importante para conseguirmos isso. A associação busca fomentar a pesquisa para que elas fomentem a prática, com dados empíricos, com uma postura científica de investigação, até para não gerar sofrimento desnecessário para as pessoas”, afirmou.

Cultura

Duas apresentações culturais aconteceram na abertura do evento. O grupo de dança Ararazul, da UCDB, abriu a noite, com a interpretação da música Bandolins, e o músico Marcelo Loureiro encerrou a cerimônia.

Amanhã (10), estão programadas mesas-redondas, mesas instituicionais, sessões de relatos de experiências e conferências, além da assembleia da SBPOT, a partir das 18h15.

A programação completa pode ser acessada no site.