Condição de vida de assentados em MS é avaliada por mestranda da Católica

06/03/2019 - 16:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Carine Ferrari

Patrícia Borges Ferreira apresentou a dissertação à banca avaliadora na última semana

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Patrícia Borges Ferreira, mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), apresentou à banca avaliadora a dissertação desenvolvida durante o curso na última semana. Intitulada “Avaliação da Condição de Vida de Assentados em Mato Grosso do Sul”, a pesquisa foi feita sob orientação do professor Dr. Olivier François Vilpoux.

Com o objetivo de identificar o modelo de avaliação da qualidade de vida que mais se adapta à base de dados disponíveis em Mato Grosso do Sul relacionada aos assentados do Estado, Patrícia utilizou informações coletadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além de questionários estruturados com perguntas fechadas.

Segundo a mestranda, há poucos trabalhos relacionados a qualidade de vida na área rural e, a partir da pesquisa realizada por ela, foi possível descobrir pontos negativos no cotidiano das famílias. “Existem coisas que atrapalham as condições de vida do agricultor familiar como a dificuldade de assistência técnica, vias precárias de acesso, além da falta de acesso à escola por parte das crianças”, concluiu Patrícia.

Junto com o orientador da pesquisa, participaram da banca avaliadora os professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Matheus Wemerson Gomes Pereira e pela Dra. Patrícia Campão. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3702.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


25/11/2025 - 01:38 - Cultura

Comédia O Trato representada pelo grupo Senta que o Leão é Manso estreia no próximo sábado

Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande


25/11/2025 - 11:55 - Mestrados e Doutorados

UCDB prorroga inscrições para o processo seletivo 2026A de mestrados e doutorados

Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas


04/11/2025 - 11:02 - Esporte

Programa de Bolsa do Governo Estadual beneficia nove atletas da UCDB

Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô