Ciclo de debates do CeTeAgro aborda a cultura da cana-de-açúcar em MS

30/10/2015 - 14:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Debate foi promovido pelo CeTeAgro

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O Centro de Tecnologia e Agronegócio (CeTeAgro) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou, ontem (29), debates sobre “Cana-de-Açúcar e seus derivados: oportunidade de desenvolvimento para o Mato Grosso do Sul”, sob coordenação da professora Dra. Marney Pascoli Cereda.

Entre os participantes da mesa estiveram Dra. Marney, Dr. Urgel de Almeida Lima, engenheiro agrônomo e gestor de usinas Ericson Marino, e Roberto Hollanda Filho, presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul). Também esteve presente o superintendente da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso do Sul, Renato Roscoe.

Segundo Urgel, “existem vários ciclos econômicos. No Brasil, tivemos o primeiro ciclo econômico com os portugueses tentando organizar alguma coisa no Brasil pela extração do pau-brasil, levando a madeira para a Europa”. E Urgel ainda afirma que “a primeira produção industrial do Brasil foi levando açúcar para a Europa; assim começou o desenvolvimento industrial no Brasil”.

Já Ericson Marino afirmou que a cana-de-açúcar pode gerar diversos subprodutos, e que o uso desses subprodutos é importante hoje em sua concepção de desenvolvimento: “Falando de subprodutos, a cana pode produzir derivados do bagaço, dos açúcares, dos processos de cristalização, etc, mas poucos deles são viáveis hoje. Há um consumo de produtos que estão tomando cada vez mais importância como o bagaço que gera energia elétrica”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-3913, ou pelo e-mail vilpoux@ucdb.br