02/08/2019 - 7:00 - Mestrados e Doutorados
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados
O Governo do Estado, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), oficializou ontem (1º) o repasse de R$ 880 mil para o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Bioinspir, liderado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A entrega do cartão pesquisa foi feita pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Elias Verruck, e pelo diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, para o coordenador do INCT, Octávio Luiz Franco, e para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Católica, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho. No total, a contrapartida estadual será de R$ 3 milhões.
O Bioisnpir tem como foco a produção de pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos para uso veterinário a partir de partículas encontradas na fauna e na flora brasileira. Desde 2015, quando o Instituto foi criado, estudos são desenvolvidos por mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos que integram os programas de pós-graduação em Biotecnologia e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da UCDB, com o apoio de acadêmicos da iniciação científica. Além disso, o INCT conta com a participação de 220 pesquisadores associados, de 22 instituições em 18 países diferentes.
Atualmente, são 15 pesquisas em execução. Uma delas envolve a “Guavagnina 2”, uma proteína retirada da semente da goiaba que teve o efeito de combate a superbactérias potencializado a partir de um programa de computador denominado Joker. De acordo com Octávio, o composto pode atuar contra diferentes tipos de bactérias como Escherichia coli, que causa infecções urinárias, a Staphylococcus aureus, responsável por provocar infecções na pele, e os diferentes tipos de KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase), que causam pneumonia e são preocupantes por serem super-resistentes a maior parte dos antibióticos. Além disso, a molécula também tem uma atuação eficiente contra biofilme, que são agregados de bactérias que as tornam até dez vezes mais resistentes.
“O INCT sempre foi um grande sonho do Estado e é estratégico para o desenvolvimento da nossa economia, para que alcancemos um novo patamar em relação ao agronegócio no Brasil”, avaliou Cristiano Carvalho.
Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô