Capacitação de docentes que atuam em classes hospitalares é abordada por doutoranda

17/12/2019 - 10:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Natalie Malulei

Adriana da Silva Ramos de Oliveira apresentou a tese desenvolvida à banca avaliadora

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Na tarde dessa segunda-feira (16), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) promoveu a defesa de tese da doutoranda Adriana da Silva Ramos de Oliveira. Na data, a discente apresentou à banca avaliadora o trabalho desenvolvido que teve como tema “Formação de professores online com/para a utilização de tecnologias digitais em classes hospitalares: Implicações na prática pedagógica”.

Foi identificado por meio da pesquisa que há professores de classes hospitalares, atuantes na rede pública de educação, que ficaram, em média, 9 anos sem formação relacionada à tecnologia. De acordo com a Adriana, o estudo identificou uma grande defasagem nesse quesito e a necessidade de melhorias. “Os dados coletados devem servir de suporte para os governantes de modo a inspirar uma reflexão e gerar planos de ação. Percebo que hoje há pouquíssimos espaços para falar sobre a capacitação de docentes que atuam em classes hospitalares. É algo que precisamos lutar”, ressaltou Adriana.

Participaram da banca avaliadora a orientadora da tese Dra. Maria Cristina Lima Paniago, as docentes da UCDB Dra. Marta Regina Brostolin e Dra. Flavinês Rebolo, além da Dra. Cláudia Helena dos Santos Araújo, professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), e da Dra. Aléxia Pádua Franco, docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que pontuou as considerações feitas via conferência.