Campo-grandense com surdez será o primeiro do Estado a concluir mestrado em Desenvolvimento Local

01/09/2016 - 7:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

 

O mestrando Adriano de Oliveira Gianotto, participa na próxima quinta-feira (1º), às 8h, da banca de defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Ele será primeiro surdo a concluir mestrado em Desenvolvimento Local de Mato Grosso do Sul.

O tema da dissertação abordada por ele é ‘Ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como fator de Desenvolvimento Local’. Heitor Romero Marques, orientador do mestrando, destaca que a UCDB é uma instituição vocacionada ao carisma salesiano, o de bem acolher o jovem no processo de formação. “O feito dá uma sensação de cumprimento de seus propósitos, no sentido de formar bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes”, pondera.

Adriano nasceu com deficiência auditiva e começou a aprender Libras por volta dos três anos, depois a língua portuguesa para escrever,  a partir de quatro anos. É graduado em Pedagogia (Uniasselvi) e graduando em Letras-Libras pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), possui duas pós-graduações, sendo em Libras e Educação Especial, com ênfase em Deficiência Auditiva.

O mestrando trabalha como professor de Libras pela Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, e também como orientador na Pós-Graduação em Libras, pela UCDB Virtual. Está com 34 anos, é casado, tem três filhas.

Compõem a banca de avaliação os professores: Dr. José Manfroi  (coorientador), Dr. Josemar de Campos Maciel (UCDB) e Dra. Marilda Moraes Garcia Bruno (UFGD). A apresentação será na sala ao lado da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.