Adoção de crianças e adolescentes guaranis por família não indígena é tema de defesa na Católica

21/08/2015 - 11:00 - Mestrados e Doutorados

Fonte: Gabriel Bittar

Mestrando realiza defesa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Mestrados e Doutorados

Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado e Doutorado realizou, ontem (20), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na sala de aula dos Programas de Pós-Graduação no prédio da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, a defesa de dissertação do mestrando Otoniel Ajala Dourado.

A dissertação, orientada pela professora Dra. Sonia Grubits, é intitulada “Adoção de crianças e adolescente guarani por família não indígena: estudo sobre os possíveis danos à identidade étnica”.

Dr. Paulo Thadeu Gomes da Silva, da Escola Superior do Ministério Público da União, Dra. Luciane Pinho de Almeida e Dr. Márcio Luis Costa, estes últimos da UCDB, foram os membros que compuseram a banca de avaliação.

Um dos pontos defendidos na dissertação foi de que a educação indígena tem uma dessemelhança com a não indígena. “A educação indígena estudada permite o aprendizado pela demonstração e imitação, tendo o costume de tolerar mais os erros; já a educação não indígena, por sua vez, costuma ser mais rigorosa”, declarou o mestrando.

Alguns fatos a mais também foram expostos como, por exemplo, o conceito indígena de família: “Quando a mãe se ausenta da casa, por exemplo, ela é substituída por outro membro na aldeia”, afirmou Otoniel. O fato de a criança indígena ter parentes representantes da mãe no caso da ausência da mesma indica forte diferença entre o conceito de família indígena tribal e o conceito de família hoje mais tipicamente associado à sociedade não indígena.

E o mestrando completa: “O que acontece, caso comece um processo de alteração da cultura de determinada população, é uma crise de identidade. Essa crise decorre da relação de dominação dos costumes e do modo de pensar de uma população pela outra”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3605.