UCDB recebe medalhista olímpico para ministrar palestra

07/06/2016 - 11:00 - Graduação

Fonte: Ariane Nogueira e Carolina Beder

Medalhista olímpico Claudio Roberto Souza,

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu na sexta (3), para uma palestra educacional, Claudio Roberto Souza, medalhista olímpico na modalidade Corrida de Revezamento. Estiveram presentes acadêmicos do curso de Educação Física do terceiro, quinto e sétimo semestres.

Nascido e criado em Teresina, no Piauí, ‘Claudinho’, como é conhecido, dá aulas de educação física para crianças carentes em Teresina. Em sua palestra Claudio contou sobre sua trajetória profissional e enfatizou a importância das Olimpíadas e dos esportes em geral, “os esportes podem mudar a vida de uma criança”.

Claudio, que hoje tem 42 anos, conta que o objetivo da palestra é mostrar aos futuros professores o papel deles diante do aluno, usando como exemplo as escolas atualmente, em que reservam apenas uma aula por semana para a prática de esporte. “Precisamos incentivar tanto a prática do esporte como a prática da atividade física em si. Não precisa ser um esporte competitivo, mas sempre objetivando a qualidade de vida”, explicou.

 “O Brasil cresceu muito no atletismo e hoje em dia tem grandes competidores em todas as modalidades, pode surpreender muitos, vamos ficar de olho e usar da vantagem de estar em casa” brincou. Também foi destacado pelo ex-competidor que quando se trata de incentivo para atleta, o maior impulso tem que vir de si mesmo, “a partir do momento que o atleta quer vencer, a partir do momento que ele está se sentindo bem, as coisas começam a dar certo. O principal é isso aí, ele tem que querer, tem que ter total dedicação nos treinos”, completou.

O piauiense conquistou uma medalha olímpica de prata, no revezamento 4x100 metros em Sydney no ano de 2000, entretanto não foi contemplado com a medalha. Somente em abril deste ano (2016), recebeu uma réplica feita a partir da medalha original de seu companheiro de equipe. “Participar da Olimpíada era um sonho pra mim e ter essa medalha é como a realização deste sonho”, finalizou emocionado.

“A todos que estão começando e mesmo aqueles que não querem se tornar competidores olímpicos, mas fazem pelo prazer, ou pela saúde, não parem, não desistam. Se você vai chegar às Olimpíadas ou não, saberá mais para frente, mas saúde pra seguir a vida é essencial em qualquer área profissional”, disse.