UCDB realiza Semana de Direito e Congesso Científico

11/09/2013 - 12:00 - Graduação

Fonte: Rosana Lemes e Larissa Rachel

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Começou ontem (10), a Semana de Direito da Universidade Católica Dom Bosco, com palestras e debates em torno do tema central: Direito Crítico e Humanitário pela Autonomia dos Povos. As atividades acontecem simultaneamente nos auditórios dos blocos A e C, nos períodos matutino e noturno.

As palestras de abertura foram ministradas pelo delegado André Martins, tendo como tema A desmilitarização da Polícia e pelo professor Me. Claudio Guimarães, sobre Ensino Jurídico e suas perspectivas de formação, nos blocos C e A, respectivamente.

“Este evento é muito importante, uma realização do curso de Direito da UCDB e do Diretório Acadêmico Clóvis Bevilácqua (Daclobe). Além das palestras, teremos 46 trabalhos científicos apresentados, durante o Congresso Científico Raymundo Faoro”, explicou o coordenador do curso de Direito, Maucir Pauletti.

No período da noite, a conferência no bloco A teve a participação dos professores Dr. Jefferson Carrielo do Carmo, Dr. Josemar de Campos Maciel, Dr. Mário Luis Costa e Me. Clacir José Bernardi sobre Conhecimento e emancipação popular e Ética e alteridade. Já no bloco C, os participantes foram os procuradores da República Emerson Kalif Siqueira e Marco Antonio Delfino de Almeida, a representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Samia Roges Jordy Barbieri, Maucir Pauletti e o advogado do CIMI Luiz Henrique Eloy. Eles debateram sobre Responsabilidade social dos operadores do Direito com a questão indígena no Mato Grosso do Sul.

Hoje

Hoje pela manhã, no segundo dia de atividades, o evento promoveu mais quatro conferências no período da manhã, com os temas Direitos Humanos e combate ao tráfico internacional de pessoas (com representante do Ministério Público do Trabalho, com o professor Maucir Pauletti e com Estela Márcia Rondina Scandola); A desobediência civil como instrumento de emancipação dos povos (com a juíza federal Raquel Domingues do Amaral); Análises e perspectivas dos sete anos da Lei Maria da Penha (com as delegadas Rosely Aparecida Molina e Lúcia Falcão) e Mecanismos de defesa e controle das entidades de terceiro setor: o caso Hospital do Câncer (com a promotora Paula da Silva Santos Volpe.

Na noite de hoje, os temas abordados serão Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (Renap), Resolução de conflitos com ênfase na mediação; Guerra fiscal e o ICMS e Direitos fundamentais na sociedade mundial e a emergência de um novo paradigma.