UCDB realiza I Simpósio de Tecnologias do Agronegócio e IV Ciclo de Palestras em Agronomia

11/11/2016 - 15:00 - Graduação

Fonte: Ariane Nogueira

Acadêmicos de Agronomia participam de palestras e mesas redondas durante o evento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Nessa terça, quarta e quinta-feira (8, 9 e 10) foi realizado na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o primeiro evento organizado exclusivamente para o curso de Agronomia, o ‘I Simpósio de Tecnologias do Agronegócio e IV Ciclo de Palestras em Agronomia’. A ação foi coordenada pelo professor Dr. Cleber Jadoski e e pela professora Dra. Rubia Renata Marques com o apoio de alguns acadêmicos membros da comissão organizadora. 

O objetivo principal do evento foi proporcionar um amplo debate com a comunidade acadêmica e demais pessoas envolvidas, estimulando o intercâmbio de conhecimentos e discussões referentes às tecnologias e conhecimentos científicos, ligados principalmente ao setor produtivo do agronegócio. O evento foi direcionado aos acadêmicos de Agronomia, mas aberto ao público — estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores, técnicos, produtores rurais de toda a região, e teve a duração de três dias. 

1º dia

A abertura oficial contou com apresentação cultural do grupo Aves Pantaneiras, formado por acadêmicos da Católica. A primeira mesa-redonda do evento abordou o tema ‘Consultoria no agronegócio brasileiro e de Mato Grosso do Sul’.

A mesa foi composta por Fernando Martins, membro da Agroexata, de Campo Grande, e Ângelo Ximenes, presidente da Associação das Assistências Técnicas de Mato Grosso do Sul (Coperplan), de Dourados. O mediador da conversa foi Renato Roscoe, secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação. 

De acordo com Roscoe, é importante trazer o conhecimento tecnológico para a realidade do acadêmico e, desta forma, o simpósio traz os assuntos que norteiam o meio rural brasileiro, com base no uso das tecnologias. “Houve muitos avanços no setor, mas é preciso avançar mais e este evento será um excelente canal de debate, buscando um setor agropecuário cada vez mais inovador, competitivo e sustentável”, salientou. 

No período da tarde, o minicurso ‘Como montar uma consultoria de agronegócio e sobreviver à crise atual’ foi ministrado pela professora Lucélia da Costa Tashima, da UCDB e membro do Sebrae MS. 

2º e 3º dia

Na quarta-feira, a discussão foi sobre ‘Influências do clima na agropecuária’, ministrada por Franciane Rodrigues, membro do Cepar de Campo Grande, seguida de palestra sobre o ‘Cultivo protegido de espécies vegetais’, com o Rumy Goto, da Unesp. 

O tema ‘Sistemas de cultivo’ foi abordado na terceira palestra do dia, que trouxe como ministrante o Dr. Douglas Gitti, que é pesquisador do setor de fertilidade do solo na Fundação MS, de Maracaju, e desenvolve pesquisas com o manejo das culturas de Soja e Milho. “É importante trazer nossas estratégias para a universidade, quero mostrar e trazer problemas que ainda temos e espero que com suas mentes acadêmicas, renovadas e jovens, possam nos trazer soluções” disse o doutor que buscou interagir com os acadêmicos durante a palestra. Douglas falou também sobre os três passos do manejo do solo e os desafios que enfrentam. 

À tarde aconteceu o minicurso sobre a ‘Rastreabilidade no comércio global de alimentos e de segurança para a gestão da saúde: da fazenda a mesa do consumidor’, ministrado por Washington Azevedo Silva da UFSJ, de São João Del Rei (MG).

O evento teve continuidade na quinta-feira (10), com palestras durante a manhã e dois minicursos durante a tarde.