UCDB promove Semana Jurídica do curso de Direito

05/09/2018 - 8:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Evento segue até amanhã

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) encerra amanhã (6) a Semana Jurídica realizada pelo curso de Direito, cujo objetivo é levar os acadêmicos a debater sobre os atuais e principais temas jurídicos.

No primeiro dia houve duas mesas-redondas com os temas “Conversas (in)disciplinadas entre Antropologia, Direito e outros Saberes-poderes Normalizadores na Cena de MS” e “Eleições 2018 - Voto como Manifestação Soberana e Democrática.”

“Estamos passando um por uma questão significativa no país com essa questão da ficha limpa e do voto limpo, então é um momento de abordar temas de diversidade, de falarmos um pouco sobre a comunicação. As pessoas estão muito sedentas por informações e a semana vem a calhar diante de tantas mudanças que o Brasil tem sido precursor e tem sofrido, inclusive, como vítima”, declara a coordenadora do curso de Direito, Elaine Cler.

No segundo dia duas mesas-redondas foram realizadas, a primeira sendo com o tema "O Pensamento Jurídico de Tercio Sampaio Ferraz Jr" com o professor Herbert Covre Lino Simão, professor de Filosofia do Direito e Teoria Geral do Direito da ESMAGIS, os advogados Newley Amarilla e André Borges, o procurador do estado Carlo Fabrizio Campanile Braga.

Para os acadêmicos a semana está sendo uma grande experiência. “Estou achando as palestras bem informativas, com uma dinâmica mais ativa, e ótima para nós analisarmos os dispositivos jurídicos de uma forma mais abrangente e interpretativa, diferente da interpretação literal que estudamos em sala de aula”, declarou a acadêmica Fernanda Lima, do 8º semestre.

Confira abaixo a programação desta quarta (5) e quinta-feira (6).

Programação

Dia 5

- 7h35 - Mesa-redonda: “O Negociado, o Legislado e a Reforma Trabalhista”, com Dr. Luís Antônio Camargo de Melo, mediada pelos professores Maysa Francco e Elaine Cler Alexandre dos Santos

- 19h - Mesa-redonda: “Corrupção, Compliance e Eleições 2018”, com Marco Aurélio Borges (Mestre em Direito Econômico, Pós-graduado em Direito Penal Econômico e Europeu e Especialização de Compliance Criminal pela Universidade de Coimbra), mediada por Pedro Paulo Sperb Wanderley / DACLOBE e a professora Gabriela Isla Villar Martins.

Dia 6

- 7h35 - Mesa-redonda: “Direito Previdenciário e a Carreira na AGU”, com o Dr. Roberto da Silva Pinheiro (Graduado em Direito pela Universidade Federal do Pará; Pós-Graduado em DireitoTtributário pela Universidade Federal de Rio Grande do Norte; Mestre em tributário pela PUC-SP; Procurador Federal desde 2006; Procurador-Chefe da Procuradoria Federal, na Advocacia-Geral da União em Mato Grosso do Sul)

- Mesa-redonda: “Terceiro Setor e Direito Empresarial: Desafios de um Novo Marco legal”, com Dr. Bruno Valverde Chahaira (Doutor em Direito Constitucional - Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - Bolsista CAPES; Mestre em Direito Negocial - UEL/PR); Especialista em Direito Civil e Processo Civil pelo Instituto Paranaense de Ensino; Graduado em Direito pela PUC-PR), mediada pelos professores Franco Guerinode Carli (Daclobe) e Carmem Giordano.

- 19h - Mesa-redonda: “* O Direito ao Desenvolvimento entre os Objetivos do Milênio e as Possibilidades Nacionais”, com o professor Dr. Vladmir Oliveira da Silveira (Pós-doutor em Direito pela UFSC; Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP; Graduado em Direito e Relações Internacionais pela mesma Universidade; Professor Titular Livre da UFMS; Professor da PUC-SP)

- Mesa-redonda: “Audiências Online”, com Dr. José de Andrade Neto (Juiz de Direito; Mestre em Garantismo, Direitos Fundamentais e Processo Judicial; Pós-Graduado em Direito Constitucional - PUC-RJ e Direito Processual Civil - Unisul-SC; Coautor de 4 obras jurídicas, dentre as quais o "Manual de Direito Processual Civil" e a coleção "Novo CPC - Análise Doutrinária sobre o Novo Direito Processual Brasileiro"), mediada pelos professores Dra. Andrea Flores (Daclobe) e Raphael Rios Chaia.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes