UCDB Meu Orgulho premia melhores fotografias tiradas no campus da Católica

24/11/2016 - 9:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Fotografia que conquistou o primeiro lugar no concurso, produzida pela acadêmica Ana Carolina dos Santos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Quando você tira uma fotografia você mostra o seu olhar em relação ao mundo e isso me encanta”, contou a acadêmica de Comunicação Social da Católica, Ana Carolina dos Santos, 18 anos. Foi essa admiração pelo o que as lentes de uma câmera podem proporcionar que fez com que ela resolvesse participar do concurso ‘UCDB Meu Orgulho’. A foto da Igreja São João Bosco tirada pela universitária foi inscrita acompanhada de uma frase que representou o que a UCDB significa para ela e garantiu o primeiro lugar na competição.

“Na frase eu dizia: O que me inspira a estudar na UCDB é saber que somos uma das melhores universidades e que temos uma estrutura completa para o curso de Comunicação, sem contar que ela também é salesiana”, explicou Ana Carolina ao falar sobre o trabalho desenvolvido. Ela também se mostrou muito feliz com a conquista da primeira colocação: “Fiquei bem contente com o resultado”.

Assim como Ana Carolina, outros quatro acadêmicos de Comunicação Social foram premiados. Os vencedores foram conhecidos durante o PubliciOquê, no dia 17. Lucas Romaris e Francisco Leite foram contemplados com o segundo lugar — a dupla tirou uma foto que mostra a torre com as iniciais da UCDB em segundo plano em meio a algumas folhas desfocadas. A imagem foi acompanhada da frase: “O futuro por vezes se esconde”.

Já o terceiro lugar ficou com as acadêmicas Taciane Ito, 18 anos, e Camila Cristina Inouye, de 20 anos. Na foto elas expõem a imagem de Dom Bosco, localizada logo na entrada do campus e apresentam a frase: “Nós nos orgulhamos em fazer parte dessa Instituição que acredita e valoriza que o sucesso profissional e os fundamentos religiosos andam lado a lado para a construção do universitário”. Taciane explicou que a dupla buscou fugir do clichê e ao mesmo tempo apresentar algo mais humanizado: “Queríamos mostrar essa relação entre o espiritual e a formação profissional, e quando vimos a estátua de Dom Bosco, percebemos que ele poderia representar bem isso”.

Cada um dos vencedores vai poder participar de graça no ano que vem, do curso de extensão de fotografia ministrado pelo professor Eduardo Biagi, um prêmio que todos aprovaram. “Eu sou apaixonada por fotografia, tenho até uma câmera tatuada no pulso, e acredito que esse curso pode me ajudar a melhorar na área, conhecimento é sempre bom, é algo que ninguém te tira”, comentou Camila.

Segundo a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Cláudia Ruas, “a proposta do concurso surgiu para que, por meio da mostra de fotografia, os alunos pudessem apresentar aos pais, durante o PubliciOquê, um pouco do trabalho desenvolvido dentro da universidade”. Dessa forma, dois meses antes do evento, eles receberam orientações nas disciplinas de ‘Linguagem em Comunicação’ e ‘Produção em Comunicação’, ministradas pelos professores Eduardo Biagi e Maria Helena Benites.

O trabalho realizado pelos acadêmicos surpreendeu não só os professores, mas também o fotógrafo Junner Schmidt, convidado para julgar os trabalhos e selecionar os vencedores. “Estava bem difícil de escolher pois as fotografias estavam bem bacanas, e por conta disso, os meus critérios foram técnicos: avaliei o enquadramento, a profundidade de campo, a abertura e a criatividade ao produzir a foto. Percebi que apesar de estarem ainda no segundo semestre, os acadêmicos mandaram muito bem em todos os quesitos”, elogiou o profissional.