10/09/2019 - 11:00 - Graduação
Fonte: Heloísa Figueiró Braga, estagiária do Cedoc/Neppi
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Nos dias 29, 30 e 31 de agosto, foi realizado, na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), o 11º Encontro dos Estudantes Indígenas de MS. O evento foi organizado pelos acadêmicos indígenas com o apoio do projeto Rede de Saberes — iniciativa que incentiva a permanência de estudantes indígenas no ensino superior e está presente, não só nas Instituições que sediaram o encontro, mas também na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Com o tema central “Da universidade para a aldeia: O auto reconhecimento e a valorização das bases”, o evento contou com a participação das etnias Atikum, Boe Bororo, Guarani, Guató, Kadiwéu, Kaiowá, Kinikinau, Ofaié, Terena, Xakriabá e Xavante. Durante os três dias foram realizadas apresentações culturais, além de mesas-redondas compostas e mediadas por palestrantes indígenas.
Foram abordados os seguintes tópicos de discussão durante o encontro: percepção das lideranças sobre a atuação e o retorno dos acadêmicos indígenas para as comunidades; educação escolar indígena – metas e realidades do fundamental ao superior; saúde das comunidades – projetos, políticas públicas e riscos a serem debatidos para o cuidado da população; territorialidade indígena e a ligação com a natureza; as fragilidades da universidade para o acesso e permanência do aluno indígena.
Atividade faz parte da disciplina Neurociência e Comportamento do Consumo
Evento termina no próximo sábado (9)