UCDB firma compromisso e extingue uso de gaiolas na criação de animais na Fazenda-Escola

14/03/2023 - 13:48 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

A Universidade Católica Dom Bosco, por meio dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia, tornou-se signatária do projeto “Universidade Livre de Gaiolas”, liderado pelo Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal. A proposta é que instituições de ensino superior como a UCDB se comprometam a modificar a forma de criação dos animais de fazendas-escola, adotando práticas de bem-estar animal, em especial, na avicultura e suinocultura.

A ciência do bem-estar animal e a conscientização sobre a adoção de práticas que visem a qualidade de vida dos animais vem crescendo. “A crescente demanda da sociedade e a pressão de organizações protetoras dos animais e meio ambiente têm forçado mudanças na formação dos profissionais de todo o mundo (...) É possível instituir o sistema ‘cage-free’ na criação de aves e suínos nas fazendas experimentais em pouco tempo e com custo-benefício altamente positivo”, destacam os membros do Fórum. Segundo eles, as fazendas experimentais são um dos lugares onde acontece o processo de ensino-aprendizagem, portanto, nota-se a importância das práticas desenvolvidas neste local.

Até 2027, a União Europeia comprometeu-se a banir todo tipo de gaiola de animais em situação de criação, dentre elas celas de gestação, gaiolas de maternidade e de bateria de ovos. Nos Estados Unidos, em pelo menos dez federações aboliram esse sistema e, na Ásia, a previsão é que até 2025 os ovos sem gaiola serão o padrão. No Brasil, gigantes do varejo e da alimentação já se manifestaram sobre a adoção de políticas que visem o bem estar animal.

 

Notícias



05/04/2024 - 08:28 - Esporte

Serc UCDB vence Leoas da Serra e garante vaga antecipada na semifinal na Supercopa

Nesta sexta-feira (5), ainda na primeira fase, a equipe da Católica enfrenta Stein


04/04/2024 - 09:15 - Esporte

Serc UCDB joga hoje contra Leoas da Serra na Supercopa

Campeonato está valendo vaga na Libertadores de Futsal Feminino