Tribunal do Júri acolhe novos acadêmicos do curso de Direito

13/02/2015 - 16:00 - Graduação

Fonte: Kamilla Arguello

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do 1º, 2º e 3º semestres do curso de Direito, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), participaram do primeiro Tribunal de Argumentação, que teve o intuito de recepcionar os calouros 2015. O evento foi realizado na noite de ontem (11), no anfiteatro Pe. José Scampini – Bloco C, e teve como tema abordado “Política”.

Os acadêmicos foram responsáveis pela seleção dos debates, cerimonial, produção da pesquisa e organização, sendo que a preparação teve início ainda no ano passado.

“O evento tem como objetivo despertar nos estudantes a capacidade de ouvir, transmitir conhecimentos, opiniões e emoções por meio das palavras”, relatou a professora Maria Fernanda Borges Daniel, informando que o tribunal de júri é composto por mediador, promotoria, defensoria, jurados e orientadores. 

“Ler, saber falar, interpretar, estudar e discursar é necessário no curso de Direito e só é possível ver a importância de cada item em acontecimentos como esse. Muitos alunos me perguntam o porquê de estudar a Língua Forense e eu os respondo para um dia você defender ou então saber distinguir uma causa”, disse a professora Arlinda Canteiro Dorsa.

A acadêmica do 1º semestre, Layane Alves, comentou a importância do plenário de júri. “Vejo nesse Tribunal como uma experiência fundamental, pois aprendemos na prática como é o seu funcionamento, por quem é composto, como é defendido e argumentado. Acho que não só eu, mas a maioria dos calouros nunca presenciou um júri e a única visão que tínhamos é filmes e teorias passadas nas primeiras semanas de aula”.

O evento, em sua 15º edição, foi organizado pela professora Maria Fernanda Borges Daniel de Alencastro em parceria com o Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua (DACLOBE). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67)3312-3518.