Tribunal de Argumentação de Direito tem como tema a internação compulsória

18/03/2013 - 7:00 - Graduação

Fonte: Larissa Rachel

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

A 13ª edição do Tribunal de Argumentação, realizada por acadêmicos do 3º semestre do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), teve como tema a internação compulsória dos dependentes químicos. Dois grandes grupos foram formados, um representando a promotoria e outro a defensoria e, ao final, um júri decidiu qual teve o melhor desempenho. O evento articula com temas que dizem respeito à vida social e visa o reestabelecimento da ordem social. O Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, prestigiou os acadêmicos.

“O Tribunal de Argumentação já é tradição no curso. Com ele, estimulamos não apenas técnicas, mas procuramos despertar o senso crítico, a seletiva das informações, a explanação do ponto de vista. É muito bom ver o amadurecimento dos acadêmicos. Eles se envolvem de tal maneira que há uma transformação e todos ganham com isso”, afirmou a professora coordenadora do evento, Dra. Arlinda Dorsa.

O trabalho inicial é feito no 2º semestre na disciplina Redação e Linguagem Forense e, ao término, é formada uma coordenação geral. Neste ano, atuou como juiz o professor Me. Eurídio Ben-Hur. O Tribunal também contou com a participação do 5º semestre, ex-debatedores no ano anterior e assumindo o papel de jurados, e do 1º semestre que são os homenageados e assistem ao evento.

Thiago Brito, do 1º semestre, disse estar entusiasmado, pois no próximo ano será a sua turma quem irá debater. ”Este momento é enaltecedor, pois desperta a vontade do calouro em seguir com o curso e impulsiona-nos em estar ali debatendo”, disse o acadêmico.