TransDesign expõe em palestras dinâmicas assuntos de várias áreas do conhecimento

24/11/2016 - 15:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

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No dicionário o prefixo ‘trans’ significa “através ou além de” e foi exatamente essa ideia de transpor conceitos e promover, por meio do Design, a integração das áreas do conhecimento, que se fez presente durante o I TransDesign. Logo na abertura do evento, realizada na noite dessa quarta-feira (23), a acadêmica do curso de Desing da Católica, Érika Galbiati, 27 anos, falou sobre a proposta. “Queremos possibilitar a travessia para o conhecimento múltiplo, promover algo que transpõe e atinge diversos ramos do saber”.

Para que o público pudesse ter contato com a variedade de temas que envolviam desde a própria Comunicação Social até Psicologia, Biologia, Filosofia e Engenharia Ambiental, o coordenador do curso de Design e também organizador da ação, José Francisco Sarmento,  adotou o slogan: ‘Eles têm 15 minutos para falar e você a vida toda para pensar’. “Preferi esse modelo, pois as pesquisas apontam que após 40 minutos as pessoas já não prestam mais atenção, por isso apresentamos algo para que, pelo menos nesses 15 minutos de palestra, a pessoa fique concentrada no tema. A resposta foi muito boa, o auditório estava cheio, e nas cadeiras tinham não só acadêmicos de Design, mas também de outros cursos, e até mesmo pessoas de fora da universidade”, explicou José.

Nove especialistas aceitaram o desafio de expor nesse curto espaço de tempo o assunto escolhido. Um deles foi a jornalista e publicitária, Jéssika Machado. Ela falou a respeito dos conceitos e desafios da comunicação integrada e, dentro desse tema, deu ênfase na importância dos profissionais da área trabalharem juntos dentro das empresas para se promover uma boa imagem da Instituição. “Quando você setoriza, em publicidade, assessoria de imprensa e design, por exemplo, o risco de perder o discurso que guia a empresa é grande e se o posicionamento for aplicado de forma diferente, a imagem pode ser prejudicada”, explicou Jéssika. 

Ainda na área de comunicação, o evento contou com a participação da designer Paula Bueno que discutiu as 'Criações entre dança e design' e de dois publicitários, professores da Católica: Eduardo Biagi, que falou sobre a ‘A conexão da fotografia’, e Elton Tamiozzo, que abordou o tema ‘User experience em um mundo mobile’. “A partir do momento em que o celular se conectou com a internet, o profissional de comunicação precisou se especializar, e entender o contexto de uso desse aparelho para inovar, fazer a diferença, e gerar uma boa experiência para o usuário”, expôs Elton ao falar das adaptações dos profissionais diante do avanço da tecnologia.

Participaram também do TransDesign o psicólogo, Renan Júnior que abordou o tema ‘Psicologia: desejo e consumo’ e o arquiteto Ronaldo Braga que falou sobre ilustração digital e a atuação no setor. Já na área de meio ambiente o biólogo, Kwok Chiu Cheung explicou a relação da natureza com o consumo e com a sociedade e o engenheiro ambiental, Fernando Magalhães Filho abordou o tema ‘Gestão sustentável das águas’, onde explicou a importância de se pensar em um reaproveitamento dos dejetos humanos. "Ainda falta muito planejamento nesse setor, e o design é fundamental para solucionar problemas. Os profissionais podem ajudar a criar tecnologias que permitam que esse reaproveitamento seja feito de forma sustentável", esclareceu Fernando.  

Por fim, na parte de filosofia, o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional da Católica, Gillianno Mazzeto, falou sobre o que impulsiona a descoberta, e logo, a inovação: a curiosidade.  Diante de um sistema de educação que limita a ousadia do pensamento humano tem sido cada vez mais difícil criar algo, segundo Gillianno, por isso durante a palestra ele incentivou os acadêmicos a não se esquecerem da pergunta mais importante, o “Por quê?”. “Não percam as intuições iniciais, não deixem de ser criativos, uma vez que isso acontece, aquela ‘pulga atrás da orelha’ que causa as indagações,  morre, e sem isso não existe inovação”.