Site da Arquidiocese é produzido por acadêmicos de análise e desenvolvimento de sistemas

31/10/2018 - 9:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Alunos e professor de Tads envolvidos no projeto apresentam site para Dom Dimas Lara Barbosa

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do último semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) reuniram-se, na segunda-feira (29), com o arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, para apresentar o projeto de um site que irão desenvolver para a Arquidiocese da capital sul-mato-grossense.

Supervisionado pelo professor Virmerson Bento do Santos, o trabalho faz parte de uma metodologia ativa trazida pelo curso que permite aos alunos atenderem clientes reais como uma forma de desenvolverem habilidades, aprenderem a executar tarefas em equipe e adquirirem tato para lidar com as demandas.

“Ao invés de aderirmos à programas fictícios ou simulados, propus aos alunos o desafio de desenvolverem sites ou aplicativos voltados para um cliente de verdade e que atendam às necessidades dele. No caso da Arquidiocese é preciso ter um sistema interno voltado para a arrecadação de fundos, por isso, criamos um controle de cadastro de pessoas que possibilita à elas visitarem o website e também envolve a integração do processo de boletos bancários e cartão de crédito”, esclareceu Virmerson.

Segundo o coordenador do curso, Marcos Alves, as reuniões  entre os alunos e quem solicitou o produto são importantes para alinhar o que está sendo desenvolvido com os interesses do cliente. “Os encontros com representantes das Instituições são regulares para mostrarmos a evolução dos projetos e para que eles possam conferir o que está sendo implantado”, pontuou o coordenador.

Para Dom Dimas, a iniciativa é muito interessante: “Vejo como uma maneira de gerarmos oportunidades para os acadêmicos e permitirmos que eles se tornem grandes profissionais no futuro”. O acadêmico Augusto Marques de Oliveira, de 20 anos, concorda. Segundo ele a experiência tem contribuído muito para a aquisição de conhecimento técnico: “Estamos terminado a graduação e já conseguimos ter uma experiência de como o mercado funciona e isso acaba sendo um diferencial pra nós”.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.