Reconhecimento visual na era da aprendizagem profunda é apresentado em workshopp

11/11/2016 - 9:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

O professor Dr. Alvaro Soto, associado no Departamento de Ciência da Computação da Pontifícia Universidad Católica de Chile, ministrou na quinta-feira (10) a palestra ‘Reconhecimento Visual na Era da aprendizagem profunda’, no segundo dia do XII Workshop de Visão Computacional promovido pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), juntamente com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Soto abordou um pouco da experiência que possui sobre cognição, que é entender como uma máquina pode adquirir conhecimento por meio da experiência e do pensamento. Ele reforçou ainda que o desempenho de reconhecimento de imagem gira em torno de 80% para conjuntos de dados simples.

Pela manhã e a tarde, o workshopp contou ainda com sessões orais. Dentre os temas: ‘Uma abordagem de programação dinâmica para a correspondência de pontos em arranjos estéreo calibrados’ e ‘Análise morfológica e classificação de eritrócitos em imagens de microscopia’.

Visão computacional é uma área do conhecimento que propõe soluções utilizando sistemas baseados na compreensão de informações provenientes de imagens. Essas imagens podem ser obtidas a partir de aparelhos e sensores, tais como câmeras fotográficas, smartphones, webcams, câmeras de segurança, filmadoras, drones, entre outros.

Nesta sexta-feira (11), a partir das 10h30 será realizado o primeiro CVPNS (Produtos e Necessidades de Visão Computacional), que é uma oportunidade para profissionais, pesquisadores e estudantes de visão computacional para mostrar alguns produtospor meio de vídeo. Confira a programação do último dia do evento acessando aqui.