Psicólogos e acadêmicos discutem na UCDB criação da profissão aos dias atuais

18/02/2016 - 17:00 - Graduação

Fonte: Mylena Ensinas e Andressa Moreira

Encontro foi realizado pela manhã e a noite

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

“Psicologia no Brasil: da criação da profissão aos dias atuais” foi o tema do encontro de psicologia promovido na quarta-feira (17), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio do curso de graduação em Psicologia, em parceria com o Programa Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia –Mestrado e Doutorado e com o Conselho Regional de Psicologia de Mato Grosso do Sul.

Com intuito de integrar profissionais da Psicologia, alunos da graduação e da Pós-Graduação, foram abordados dois pontos: ‘As mulheres na história da Psicologia’ e ‘Dos movimentos históricos e sociais para a criação da profissão de psicologo no Brasil aos dias atuais’, oportunizando a discussão dos temas. O coordenador do curso de psicologia, professor Renan da Cunha Soares Junior, e o professor dr. Rodrigo Lopes Miranda, responderam as dúvidas dos acadêmicos referente aos temas.
A palestrante dra. Ana Maria Jacó-Vilela abordou o tema ‘As mulheres na história da Psicologia’, relatando um pouco da história da Psicologia e do fundamental papel que a mulher exerceu sobre ela.

No período noturno, a professora Sandra Amorim, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ministrou a palestra ‘Dos movimentos históricos e sociais para a criação da profissão de psicologo no Brasil ao dias atuais’. “Nós vivemos em um processo de individualização excessiva, e a gente tem dificuldade até se aceitar regras que são estabelecidas dentro de um coletivo, de uma sociedade e a gente acaba muitas vezes não conseguindo ceder ao coletivo, pois essa perspectiva individualista tem sido excessivamente valorizada, por isso eu faço esse contraponto: será que a gente avançou mesmo ou vivemos em um retrocesso?”, indaga Sandra.

Ela explicou ainda sobre o desenvolvimento da profissão de psicólogo, a importância do Conselho Nacional de Psicologia (CNP), o compromisso social da psicologia e os problemas enfrentados durante a vida acadêmica e na vida profissional dos profissionais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3464 ou 3382-4801.