Psicodrama é tema de atividade proposta para acadêmicos de Psicologia

25/08/2017 - 11:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Nesta quinta-feira (24), acadêmicos do 2º, 4º e 8º semestre de Psicologia participaram de uma atividade relacionada ao psicodrama — técnica que enxerga o ser humano como criativo e espontâneo e que algumas conservas culturais promovem a extinção dessas características.

Durante a aula foi lançado um desafio aos alunos: encontrar técnicas que despertassem novamente nos grupos a espontaneidade natural. Segundo o psicólogo Henrique que ministrou a atividade, Hekin Coelho Netto, diante disso foi proposto um exercício de empatia.

“Proponho aqui uma vertente do psicodrama denominada sociodrama. Ao contrário do conceito originário, algo terapêutico que envolve questões mais profundas, neste ramo trabalhamos conceitos sociais, com a ideia de grupos e coisas externas a mim que acabam por ajudar a descobrir novas situações sobre mim mesmo e os outros”, pontuou o especialista.

No exercício, os acadêmicos tiveram que deixar de lado os colegas de classe com quem mais tem afinidade e conhecerem pessoas que nunca tinham conversado, dividindo-se em novos grupos. Depois, tiveram que repetir o processo mais duas vezes, primeiro se uniram com pessoas que possuem os mesmos interesses e, após isso, com quem tinha interesses distintos para que então pudessem se colocar no lugar do outro.

Além disso, como o psicodrama é uma técnica ligado ao teatro, os acadêmicos tiveram que se mover e fazer “esculturas humanas” baseadas nos sentimentos que possuem em relação ao curso. Um grupo juntou as mãos e formou um coração para expressar o amor pela Psicologia, já outros alunos tentaram fazer o sinal “SOS” e gritaram “Socorro” fazendo todos se divertirem com a situação.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.