Projeto Papo-Mais traz para os alunos de Comunicação Social palestra com profissional da área

03/10/2018 - 16:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

O publicitário Tadeu Braga falou sobre o dia a dia no mercado de trabalho

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Como parte do projeto “Papo-Mais” — promovido pela disciplina “Linguagens II” dos cursos de Comunicação Social da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) com o intuito de aproximar a academia do mercado de trabalho —, acadêmicos do 6º semestre de Publicidade e Propaganda e Jornalismo participaram de uma palestra, nesta quarta-feira (3), com o publicitário Tadeu Braga.

Tadeu começou a conversa ao explicar a atuação da dupla de criação. De acordo com ele, o formato de trabalho é utilizado no processo de desenvolvimento das peças publicitárias e, apesar de ter sido criado nos anos de 1950, só foi trazido para o Brasil 20 anos depois e é utilizado até hoje nas maiores agências do país.

Além disso, Tadeu apresentou aos acadêmicos o novo formato de trabalho que está surgindo no ambiente profissional desde o ano passado. Algo que, segundo o publicitário, propõe uma revisão do modelo de negócio e traz a publicidade atrelada ao ramo da consultoria.

“Gosto de trazer um pouco de história e mostrar para os acadêmicos como chegamos no formato de trabalho que usamos hoje e de que maneira isso influencia no dia a dia de uma dupla criativa. Em meio este cenário, trouxe também o movimento ‘maker’, o famoso ‘faça você mesmo’ que está sendo cada vez mais cobrado do profissional de propaganda que agora precisa saber de todos os processos que envolvem uma agência”, comentou Tadeu.

Segundo a professora Cláudia Ruas, este tipo de contato com profissionais de comunicação são de suma importância para que os acadêmicos conheçam o mercado de trabalho que os espera. “Entendemos que os alunos terão um aprendizado diferenciado com esta aproximação da teoria com prática. Percebemos que esta palestra, por exemplo, foi engrandecedora tanto para os acadêmicos de Publicidade e Propaganda quanto para os de Jornalismo, já há jornalistas que atuam na área e eles podem vislumbrar opções que fogem um pouco do foco que possuem”, pontuou a docente.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.