Projeto de extensão EssaLuz encerra atividades do ano com feira cultural

30/11/2021 - 13:45 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A primeira feira cultural, do projeto de extensão ‘Essaluz: Formação Humano-cristã’, da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), por meio dos cursos de Filosofia, Teologia e Psicologia, foi realizada no domingo (28/11), no recinto da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, no bairro Santo Amaro. O evento contou com a presença do arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, além de professores, acadêmicos e a comunidade.

"A feira conseguiu traduzir o aprendizado recíproco entre a comunidade acadêmica e a comunidade receptora do projeto na produção de artigos científicos. Quem visitou as tendas pode experimentar o sentido mais profundo do que deve ser a academia: construção coletiva do saber”, destacou o coordenador do projeto de extensão, professor Edmilson Schinelo.

No local, foram instaladas seis tendas, cedidas pelo 20 Batalhão de Cavalaria Blindado, para que a comunidade pudesse conferir apresentações em forma de banners, fotos, ilustrações, resumos de trabalhos e muita criatividade. “Gostei muito da feira científica, de cada coisa diferente que aprendi, fora o entrosamento entre o nosso grupo”, destacou o participante do grupo de estudo, Jurandir Gonçalves.

Para Paulo Galvão, um dos participantes, o projeto “possibilitou fazermos o paralelo entre o conhecimento acadêmico formal com a prática em nossa realidade”. Já a visitante Vera Lucia Elias aproveitou para parabenizar a todos os envolvidos no projeto. “Todas as tendas estavam coerentes com o tema proposto, os alunos explicaram o que​ estavam apresentando, muito bem organizado”.

Em função da pandemia, as atividades do projeto deste ano foram realizadas 100% na modalidade remota, sendo três frentes de trabalho, como dez oficinas temáticas, um grupo de trabalho, denominado ‘Hermenêutica e Pastoral’ e quatro grupos de estudos: ‘Hermenêutica e Filosofia’, ‘Hermenêutica e Teologia’, ‘Hermenêutica e Bíblia’ e ‘Hermenêutica e Psicologia’.

O Projeto Essaluz, que conta com o apoio da Arquidiocese Metropolitana de Campo Grande e do Instituto Teológico João Paulo II, tem como objetivo contribuir na formação de lideranças cristãs, beneficiando integrantes de algumas paróquias de Campo Grande.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna