06/05/2015 - 13:00 - Graduação
Fonte: Silvia Tada
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Grupo de pesquisa da Universidade Católica Dom Bosco proporciona os primeiros passos no estudo de engenharia aeronáutica a acadêmicos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação. Trata-se do AeroDesign, projeto que existe desde 2011 na Instituição. O principal objetivo é construir uma aeronave para participar do campeonato da SAE Brasil, que acontece em outubro, em São José dos Campos (SP).
Participam das atividades dois bolsistas do CNPq, dez acadêmicos voluntários e três professores — coordenador Dr. Fernando Montanare Barbosa, Dr. Uender da Costa Faria e Me. Fabiano Pagliosa Branco. “A área da engenharia aeronáutica está em expansão e o interesse dos acadêmicos tem sido grande em aprender mais sobre o tema. E a melhor forma é participar das pesquisas, em que testamos novos materiais e tecnologias”, afirmou Fernando.
Segundo ele, o grupo divide-se em área: software, cálculos, construção do avião e marketing. “E o mais interessante é vê-los trabalhando em grupo. Há reuniões semanais entre acadêmicos e quinzenais com os professores, nas quais analisamos os resultados, os problemas, soluções”.
Uma das participantes é Nicoly Lopez Gomes, do 5º semestre de Engenharia Mecânica. Conforme explicou, antes de iniciar a graduação já tinha interesse na área da aeronáutica. “Quando soube que aqui tinha uma equipe, logo procurei participar das atividades. Além de aprender sobre a área em que quero atuar, conhecemos muitos profissionais e acadêmicos com os mesmos interesses. Há casos de egressos que conseguem estágio em empresas, então, são portas que se abrem. Em 2014 estava atuando na área de hélice e motores; agora, estou no Marketing”.
A UCDB já participou do mesmo campeonato nacional, em 2012 e, das 70 equipes inscritas, somente dez conseguiram fazer com que os aviões voassem — e a equipe da Católica, denominada Tuiuiú, foi uma delas. Na edição deste ano, conforme o edital da SAE Brasil, a aeronave terá de carregar até 22 quilos de carga. Além do aeroplano, os detalhes técnicos do projeto também são avaliados e contam muitos pontos na classificação final. “Uma das inovações que faremos é a utilização de um novo sistema de freios, que vem sendo desenvolvido pelo professor Uender, que é engenheiro elétrico”, adiantou professor Fernando.
Evento foi realizado pela Great People Leadership e Great Place To Work
Entrada será gratuita, com início às 19h30