Prêmio Bayer Jovens Embaixadores Ambientais é entregue a acadêmicos da UCDB

21/10/2013 - 11:00 - Graduação

Fonte: Larissa Rachel

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

O acadêmico do 6º semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Lucas Castro da Silva, recebe, nesta semana, no Rio de Janeiro (RJ), o Prêmio Nacional Bayer Jovens Embaixadores Ambientais.

O trabalho premiado é sobre o aproveitamento de resíduos do coco de murumuru na fabricação de tijolos. O projeto ficou em 3º lugar no prêmio Bayer e concorreu com projetos de todo o País.

“O projeto murumuru se encaixou com o premio da Bayer, pois eles estavam em busca de projetos sustentáveis. É muito bom poder colocar em prática a pesquisa e tudo o que vemos em sala de aula. Gostaria de agradecer a todos que votaram, por meio das redes sociais, em nosso projeto,” disse Lucas Castro da Silva.

O acadêmico participa do grupo de pesquisa Interdisciplinar, juntamente com as professoras orientadoras Dra. Marney Pascoli Cereda, a coordenadora do curso de Eng. Civil, Me. Rocheli Carnaval, e os acadêmicos Tamara Bianca Ribas Seixas, Fernanda Batista Bernado e Simon Pedro Ahad Costa, que desenvolveram trabalhos sobre a valorização de resíduos do coco de murumuru (Astrocaryum murumuru), sendo 40% mais barato do que os tijolos convencionais, além de atender aos padrões de resistência. O murumuru é nativo da Região Amazônica, mais precisamente nas matas do Pará. Antes do projeto, os resíduos ou cascas do fruto eram descartados nos leitos nos rios.

Originalmente, a pesquisa iniciou com a professora Dra. Marney, por meio do Centro de Tecnologia e Análise do Agronegócio (CeTeAGRO), em parceria com Natura e com a Eco Máquinas de Campo Grande, fruto de uma reunião ocorrida na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), Rio+20, em 2012. O reaproveitamento dos resíduos do murumuru na construção civil é também linha de pesquisa da tese da professora Me. Rocheli, orientada pela professora Dra. Marney, que analisa sobre ações sustentáveis para a zona rural.

Em setembro, o mesmo trabalho foi finalizado e apresentado em Braga, Portugal, durante a conferência “Wastes: Solutions, Treatmentas and Opportunities”.