02/05/2013 - 8:00 - Graduação
Fonte: Michelle Akamine
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Na última terça-feira (30 de abril), acadêmicos dos cursos da área de Saúde da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram do Colóquio sobre Saúde Indígena.
Organizado pela Pró-Reitoria de Pastoral em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas dos Povos Indígenas (NEPPI), a abertura da primeira edição do colóquio foi realizada pelo colaborador Brasdorico Merqueades dos Santos, seguido da prece indígena feita pela acadêmica Daniele Alcântara, passando a palavra para Dra. Dulce Maria Ribas, docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Durante o encontro, a professora abordou o tema “Caminhando com os Terenas”, relatando suas experiências no Grupo de Estudos e Pesquisas em População Indígena (GEPPI), utilizando imagens, detalhando sobre as características populacionais e o trabalho que realiza com essa etnia.
Para ela, o objetivo do colóquio é “fazer uma provocação sobre o que sabemos dos povos indígenas, de que maneira nós os conhecemos, como eles lidam e interpretam as doenças. Uma vez que somos profissionais da saúde, certamente ao longo da carreira, nós iremos encontrá-los em diversos momentos e devemos nos preparar para esse encontro, sabendo lidar e colaborar com a promoção da saúde ou a prevenção de doenças com esses grupos”.
A palestra contou com a presença dos acadêmicos do 1º e 5º semestres dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição, promovendo interação com a pesquisadora e instigando interesse pelo assunto. Ao final da palestra, a professora abriu momento para discussão, tirando dúvidas e também de avaliação, oportunizando os acadêmicos a fazerem parte do GEPPI.
“Esse foi o primeiro colóquio e tivemos um resultado excelente, atingimos nossa meta tanto com a participação dos acadêmicos quanto com a fala enriquecedora da profissional, que soube transpassar as suas experiências de modo interacional”, relatou o colaborador Brasdorico Merqueades dos Santos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3590.
Prova é on-line e gratuita