Novas tecnologias da Fisioterapia são debatidas em evento na Católica

13/11/2015 - 13:00 - Graduação

Fonte: Andressa Moreira

Carlos Ruas Filho falou sobre acupuntura

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Favorecendo a socialização do conhecimento e o incentivo à produção de novos saberes, repeitando os aspectos culturais e éticos, teve início na noite de ontem (12), na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), a “III Jornada Acadêmica de Fisioterapia UCDB”, que tem como tema “Das técnicas clássicas às tecnologias atuais”. O evento busca integrar e promover o intercâmbio científico e cultural dos acadêmicos e profissionais em torno da temática.

Tendo como objetivo dar aos participantes um espaço para promover a divulgação da produção técnico-científica da comunidade discente, como resultado de aprofundamento de estudos e pesquisas, o evento tem a finalidade de aprimorar a todos para uma discussão de temas pertinentes às áreas de ensino e de questões éticas da profissão por meio de uma forma particular de manifestação livre e democrática.

Para abrir a primeira noite de palestras, Me. Carlos Ruas Filho tratou do tema “Acupuntura como recurso fisioterapêutico” e explicou para os presentes que a técnica ainda sofre muito preconceito por algumas pessoas, mas é muito eficaz. “A acupuntura passou por um momento de desconfiança, mas então passou a ser uma coisa que todo mundo quer ser dono dela, isso porque ela é incontestável na teoria e soberana na prática”, disse o doutor.

A última palestra da noite foi ministrada pelo egresso da UCDB, o fisioterapeuta Dr. Rodrigo Garcia Leite, que falou sobre o tema “Mobilização precoce na UTI: uma análise de custo efetividade”. Ele explanou sobre como a fisioterapia pode ajudar um paciente que se encontra na UTI: “A fisioterapia vem numa crescente muito importante, participando cada vez mais ativamente dentro da terapia intensiva e nas decisões clinicas, e essas decisões impactam completamente no tempo de internação desse paciente nessa unidade”, disse Rodrigo.

Programação

Hoje (13) pela manhã foram mais três palestras: “Eletroestimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) coadjuvante nos tratamentos fisioterápicos, psiquiátricos e neurológicos”, “Equoterapia: Um enfoque inclusivo multiprofissional” e “Um breve histórico e o atual cenário da Fisioterapia”. Após as palestras houve apresentações de trabalhos.

Na parte da tarde ocorrem diversas oficinas: “Vivência em Water Pilates”, “O períneo: aprendendo a exercitá-lo”, “Suporte básico de vida”, “Quiropraxia”, “ventilação Não Invasiva”, “Mobilização Neural”, “Kinesio Taping” e “Pilates”. As 15h30 acontecem duas rodas de conversas: “Políticas indutoras como préticas de formação em saúde” e “Atenção as populações vulneráveis: desafio para os profissionais de saúde”.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3658.