03/05/2018 - 11:00 - Graduação
Fonte: Michele Moraes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
Com o tema “Prevenção de Acidentes Laborais” foi realizada uma mesa redonda na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) voltada para acadêmicos de Direito. No anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré, o assunto foi debatido pelo desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Dr. Francisco das Chagas; pela coordenadora do curso de Direito, Elaine Cler; e pelos professores da Católica Me. Maysa Maria Benedetti Faracco e Me. Guilherme Sampieri Santinho.
Ao expor os altos índices de acidentes laborais em Mato Grosso do Sul, o evento veio como uma maneira de conscientizar os acadêmicos a respeito da importância da prevenção e, além disso, para que eles entendam o papel daquele que fiscaliza se o trabalho está sendo executado de forma correta.
Para o desembargador Francisco, a comunidade acadêmica é a mais apropriada para levar à sociedade, pelo menos, uma tentativa de mudança da cultura da indenização —cenário frequente nas empresas em que patrões e chefes se preocupam mais com o pagamento das indenizações do que com a prevenção de acidentes.
Segundo Francisco, essa é uma das causas do aumento de casos registrados e não é a forma de pensamento adequada. “É impensável dizer que essa cultura está correta. A indenização não compensa a violação da integridade física e mental do trabalhador e, em casos de morte, a perda de um ente querido para a família do assalariado”, pontuou o desembargador.
Francisco expôs também que, em razão da crise que o Brasil encontra-se, a posição do país em relação aos acidentes laborais é preocupante. “A precarização das condições de trabalho e o desespero das pessoas para arranjar um emprego, sem se importar com essas condições, faz com que a propensão de haver mais acidentes e doenças seja maior”, alertou.
A mesa redonda foi realizada pelo curso de Direito da UCDB, na sexta-feira (27), em alusão ao Abril Verde — mês de prevenção aos acidentes de trabalho e promoção da saúde do trabalhador. Para obter mais informações entre em contato com a coordenação da graduação por meio do número (67) 3312-3508.
Texto sob supervisão de Natalie Malulei.
“Onde você estava?” é uma produção da UCDB com apoio do Governo do Estado de MS; pré-estreia será na próxima terça-feira (18)