12/11/2025 - 10:47 - Graduação
Fonte: Gilmar Hernandes
Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação
O livro Manual de Catequética, publicado pela Editora CNBB, foi lançado oficialmente no Regional Oeste 1, ao qual pertence o Mato Grosso do Sul, na noite desta segunda-feira (11), durante a XXVII Jornada Teológica da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O evento, realizado no auditório do bloco M, reuniu acadêmicos dos cursos de Teologia e Filosofia.
A publicação é uma contribuição da Sociedade Brasileira de Catequetas, associação civil sem fins lucrativos, fundamentalmente voltada para apoiar a pesquisa e os estudos no âmbito da Catequética.
“É uma alegria muito grande e uma emoção muito forte participar deste momento tão bonito para a história da igreja local e igreja do Brasil. Não sou um formador que se tornou um catequista, mas um amante da instrução e da vida cristã que se transformou em sacerdote e continua seu trabalho. O Manual é uma obra robusta e atualizada para a reflexão e prática da catequese, com mais de 420 páginas e a colaboração de quase 20 autores. Busca oferecer uma linguagem acessível e reflexiva, que contribua efetivamente para a prática catequética em nossas comunidades”, ressaltou o Padre João dos Santos Barbosa Neto, professor de Filosofia e Teologia da UCDB, e um dos autores do livro.
Durante o lançamento, o padre João anunciou também a programação da próxima edição do evento. “Em 2026, teremos a grande graça de acolher todos esses especialistas, mestres e doutores em catequética aqui na Universidade Católica Dom Bosco na Semana de Teologia, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Catequética, que caminha auxiliando a CNBB”.
O sacerdote recordou ainda os 150 anos da primeira expedição missionária da Congregação Salesiana: “Nós, salesianos, somos chamados a testemunhar o amor de Deus e, sobretudo, a ensinar o caminho do Céu”, afirmou.
Para o arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, a publicação marca um avanço expressivo para a Igreja regional. “É um privilégio muito grande e para mim, que viu essas coisas muito ainda embrionárias, vejo como a nossa igreja tem crescido na dinâmica da catequese, já não mais tratada de maneira amadorística, mas como uma verdadeira ciência. Que Deus abençoe muito todos aqueles e aquelas que contribuíram para que esse manual chegasse até nós e abençoe sobretudo aqueles que fazem a catequese acontecer nas nossas comunidades, nas nossas paróquias. Que Deus abençoe as nossas famílias”, disse.
O Reitor da UCDB, padre José Marinoni, ressaltou a importância de superar os desafios catequéticos com estratégias práticas e comunitárias. “Não vou falar dos desafios da catequese, mas gostaria de falar quais são as estratégias para superar os desafios. Primeiro lugar: foco na experiência e no querigma, fortalecimento da comunidade, valorizar a catequese como uma iniciativa comunitária envolvendo não só os catequizandos e os catequistas, mas toda a comunidade como família, a inovação pedagógica por novas abordagens, novas técnicas, sempre com base na realidade dos catequizandos, porque senão serão palavras vazias e conceitos que não penetram na cabeça, no coração e na vida. Fundamental o envolvimento e o apoio das famílias, sem isso não haverá verdadeira catequese”, enfatizou.
Já o coordenador do curso de Teologia da UCDB, padre José Adriane Stevaneli, destacou o papel integrador da Jornada. “A Jornada de Teologia é sempre um momento onde a gente abre o curso para fazer reflexões que sejam pertinentes para a sociedade, a gente cria um ambiente acadêmico mais preocupado com a comunicação, com a comunidade, outra coisa que acontece muito importante nesse período é a integração dos acadêmicos e professores”, completou.
A noite seguiu com a palestra “Das trevas à luz: a esperança nos Padres Gregos e Latinos”, ministrada pelo professor doutor padre Marco Antônio Forero Reyes, formador do Seminário Maior Maria Mãe da Igreja.
Apresentação será no Teatral Grupo de Risco, em Campo Grande
Instituição oferece cinco programas de pós-graduação; vagas são limitadas
Foram contempladas jogadoras de futsal feminino, taekwondo e judô